terça-feira, setembro 12, 2006

INSTALAÇÕES DA ACM INCENDIADAS PELO HAMAS

Atiradores do Hamas atiraram e incendiaram as instalações da Associação Cristã da Mocidade - ACM - no sábado passado, na cidade de Kalkilya, na Margem Ocidental. O WorldNetDaily relata que o fogo posto segue-se a uma série de ameaças violentas por parte da liderança maioritária do Hamas naquela cidade, acusando a ACM de actividade missionária e exigindo que aquela organização cristã feche as portas e saia da cidade.
Representantes da ACM - funcionando em Kalkilya desde 2000 - disseram que o edifício ficou bastante danificado depois do ataque. A polícia palestiniana disse que sem dúvida conhecidos activistas do Hamas estiveram por detrás do fogo posto e que os autores seriam procurados e presos.
Uma petição entregue recentemente à ACM por parte de diversas mesquitas locais e líderes muçulmanos em Kalkilya dizia: "Nós, os pregadores das mesquitas e representantes das principais famílias de Kalkilya pedimos-lhes que encerrem os escritórios da ACM." E a petição advertia: "A acção destas instituições da ACM, incluindo a tentativa de conversão de muçulmanos da nossa cidade, trará violência e tensão."
Joseph Medi, administrador da ACM em Kalkilya, informou o WND que a sua operação nunca esteve envolvida com actividades missionárias. "Não é isso que fazemos. Não há aqui qualquer tipo de actividade missionária. A ACM está na cidade para servir a população." Medi acrescentou que muitos funcionários do seu ramo da ACM são muçulmanos e que a ACM foi instrumental no estabelecimento de um número de programas comunitários em Kalkilya.
Kalkilya está situada no ponto mais próximo do mar Mediterrâneo da Margem Ocidental. Haverão não mais do que 50-100 cristãos numa população de 28.300.
Têm entretanto havido informações sobre abusos e perseguições a populações cristãs de várias cidades da Margem Ocidental. Motins anti-cristãos têm sido relatados em Ramallah, Nazaré, e aldeias vizinhas. Em Belém, os cristãos locais têm desde há muito reclamado da violência anti-cristã. Outrora com uma percentagem de 90 por cento de cristãos, a população cristã de Belém tem diminuído drasticamente desde que a Autoridade Palestiniana tomou o controle no final de 1995. Segundo estatísticas de Israel, a percentagem de cristãos não chega agora aos 25 por cento da população.
Alguns analistas pensam que estas exigências do Hamas para o encerramento são algumas das muitas indicações de que o Hamas deverá estar a tentar impôr um regime islâmico sobre a população palestiniana.

Shalom Israel!

Sem comentários: