sexta-feira, maio 23, 2008

ISRAEL E A SÍRIA RETOMAM O DIÁLOGO


Pensava tratar-se de um rumor, mas estão confirmadas as próximas conversações entre Israel e a Síria, com intermediação da Turquia.
Os encontros terão lugar em Istambul, Turquia, num espaço de 7 a 10 dias.
Nesta passada Quarta-Feira, a Síria e Israel anunciaram oficialmente terem iniciado um "diálogo aberto", tendo como objectivo uma "paz compreensiva", sendo esta a primeira vez que tal acontece nestes últimos 8 anos.
A Turquia - promotora destes encontros - mantém laços de amizade tanto com Israel como com a Síria, pelo que se torna assim no interlocutor ideal.
Ontem mesmo Israel estabeleceu os parâmetros para fechar um acordo de paz com a Síria, cerrando fileiras com Washington ao exigir que Damasco se distancie do Irão e deixe de apoiar os militantes palestinianos e libaneses.
A Síria exige a "devolução" dos Montes Golan, um planalto de onde se avista a Galiléia por um lado e Damasco por outro, e que Israel capturou durante a "guerra dos seis dias."
O primeiro ministro israelita, Olmert, planeia negociar este território com a Síria, ainda que a maioria dos israelitas se oponha a essa entrega, levando a que seja o parlamento a tomar uma decisão sobre o assunto.
A negociação com a Síria acarretará um alto preço para Israel, uma vez que os montes Golan são estratégicos para a segurança do país. Olmert não pode negociar a paz a qualquer custo. A braços com uma série de acusações envolvendo a sua pessoa, Olmert deveria evitar afundar ainda mais a sua denegrida reputação, protelando este assunto para o próximo governo a eleger já em 2009.
Shalom, Israel!

Sem comentários: