sexta-feira, julho 29, 2011

ABRE EM JERUSALÉM O COMPLEXO ARQUEOLÓGICO "OPHEL CITY WALL" COM RUÍNAS DA ÉPOCA DO PRIMEIRO TEMPLO



O complexo Ophel City Wall (a cidade Ophel), situado junto das muralhas que ladeiam o Jerusalem National Park, abriu as suas portas ao público. Uma oportunidade excelente para se poder visitar um grande local arqueológico, com as suas ruínas originárias da época do Primeiro Templo (séc. XVI a.C.), construídas no reinado do Rei Salomão.
Poder-se-á também passear por entre os velhos edifícios, tocar no passado com as mãos e aprofundar os conhecimentos sobre a história de uma das cidades mais antigas do mundo.
As ruínas, descobertas pela Doutora Eilat Mazar, da Universidade Hebraica, escondem vários edifícios, alguns deles com paredes interiores com uma altura de até 5 metros, arrecadações, uma torre de vigia e mários mikvaot (banhos), utilizados pelos peregrinos para se purificarem antes de entrar no Monte do Templo.
No decurso das escavações, os arqueólogos encontraram também dezenas de panelas de barro e uma pequena tábua com um texto em escrita cuneiforme, que se acredita ser a escrita mais antiga descoberta em Jerusalém até agora. Aparentemente, trata-se da cópia de uma carta escrita pelo então rei de Jerusalém, Abdi-Heba, ao rei do Egipto. Naquela época, era habitual que se reproduzissem cópias da correspondência real, que ficavam guardadas nos arquivos da cidade.
Os trabalhos de conservação e adaptação do local para a abertura ao público foram supervisionados pela Autoridade do Departamento para as Antiguidades e Conservação de Israel.
Shalom, Israel! 






Sem comentários: