quinta-feira, abril 11, 2013

MISTERIOSA ESTRUTURA DE PEDRA DESCOBERTA NO FUNDO DO MAR DA GALILÉIA

Uma gigantesca e "monumental" estrutura de pedra descoberta no fundo das águas do Mar da Galiléia em Israel tem deixado os arqueólogos "baralhados" quanto aos seus propósitos e há quanto tempo terá sido construída.
A misteriosa estrutura tem o formato de um cone e é feita de "paralelipípedos e pedregulhos não trabalhados" e pesa cerca de 60.000 toneladas - assim pensam os pesquisadores.
Isso torna a estrutura mais pesada dos que os modernos barcos de guerra.

A estrutura tem uma altura de cerca de 10 metros e um diâmetro de cerca de 70 metros. Colocando em perspectiva, o círculo de pedras da Stonehenge tem um diâmetro que é cerca de metade, com as suas pedras mais altas não atingindo a altura da estrutura encontrada no Mar da Galiléia.
A estrutura dá a idéia de ser um gigantesco montão de pedras colocadas umas em cima das outras. Estruturas destas têm sido descobertas em outras partes do mundo e são usadas para marcar locais de sepultamento. Os pesquisadores não sabem se a estrutura agora descoberta era também usada para esse propósito.
A estrutura foi pela primeira vez detectada no verão de 2003, durante um teste de sonar  na parte sudoeste do Mar da Galiléia. Desde essa altura que mergulhadores têm andado a investigar. Segundo a opinião deles, a estrutura é definitivamente feita por mãos humanas e terá provavelmente sido feita em terra, tendo mais tarde sido coberta pelas águas do Mar da Galiléia à medida que o nível das águas foi subindo. 

Segundo os mergulhadores, há agora necessidade de pesquisas feitas por arqueólogos no fundo do Mar, de forma a tentar determinar a data e propósito desta estrutura.
Pensa-se no entanto que a estrutura poderá ter uns 4.000 anos, devido ao facto de existirem outras estruturas megalíticas na região dessa mesma época.
A expectativa agora é de que em breve possa ser realizadas mais expedições científicas e arqueológicas para resolver este "mistério"...
Shalom, Israel!
   

1 comentário:

Anónimo disse...

Israel é uma riqueza e um mistério ao mesmo tempo.Penso que para os cientistas como biólogos, paleontólogos, antropólogos, arqueólogos e etc deve ser uma verdadeira aventura sem fim trabalhar em Israel.

Fabiana

Shabbat shalom