segunda-feira, maio 05, 2014

ISRAEL HONRA OS SEUS 25.664 CIDADÃOS CAÍDOS EM COMBATE E VÍTIMAS DE ATAQUES TERRORISTAS

Israel parou hoje durante dois minutos enquanto as sirenes soavam por todo o país em memória às 25.664 vítimas das guerras e dos atentados terroristas desde a fundação do estado moderno de Israel.
Ao todo, o total de soldados caídos em batalha é de 23.169, e de 2.495 as vítimas dos ataques terroristas perpretados pelos palestinianos.

Foi exactamente pelas 11H00 da manhã que as sirenes ecoaram por todo o país, levando a que milhões de israelitas parassem as suas actividades, onde quer que estivessem, num momento de silêncio para recordar e honrar os seus heróis, neste Dia da Memória.
Cerca de 1,5 milhões de israelitas estão participando em vários eventos comemorativos durante todo o dia de hoje, segunda-feira.
Presentes entre outras individualidades no Monte Herzl, onde alguns dos mais conhecidos heróis estão sepultados, o presidente e o primeiro-ministro de Israel, fizeram questão de lembrar o sentido deste dia: "Neste dia, com um coração pesado e cabeça erguida, com um sentimento de profunda dor e orgulho, todos nós saudamos os soldados caídos de Israel, nossos irmãos e irmãs, os heróis" - declarou Netanyahu durante a cerimónia. O primeiro-ministro afirmou ainda: "Sentimos a dor das viúvas, dos órfãos e dos irmãos. Nenhuma dor no mundo se compara àquela dos pais que são informados quando os seus filhos caiem."
Netanyahu sabe do que fala, uma vez que em 1976 perdeu o seu irmão Yoni durante uma operação de libertação de reféns em Entebbe.

DIA DA INDEPENDÊNCIA
Em contraste com a tristeza e memória dolorosas lembradas neste dia, amanhã o dia será bem diferente para Israel: é o dia da celebração da independência declarada em 14 de Maio de 1948, mas que segundo o calendário judaico acontece no dia de amanhã.

Shalom, Israel!

1 comentário:

Anónimo disse...

É realmente bonito ver como um povo reverencia quem realmente merece reverência,seu heróis, filhos, maridos etc.

Um país que não tem memória compromete seu futuro.

Fabiana Leite