quarta-feira, abril 10, 2019

COM VITÓRIA TANGENCIAL, NETANYAHU PREPARA NOVO GOVERNO EM ISRAEL, GRAÇAS À SUA "INCRÍVEL VITÓRIA"

Com os votos praticamente todos contados, a diferença entre o total de votos a favor do partido do governo actual - o Likud - e o novo partido coligado de oposição, o "Azul e Branco", é de apenas 14.000 votos, um sinal de quanto a sociedade israelita está polarizada entre os que preferem uma mudança mais "à esquerda", e os que escolhem a continuidade e a estabilidade garantida pelo primeiro-ministro de Israel.
Mal fecharam as urnas de voto, algumas projecções davam a vitória à coligação da oposição, levando o seu líder Benny Grantz a subir ao palco e, assessorado pelos seus pares, proclamar triunfalmente a vitória - algo que me pareceu ridículo e precipitado, uma vez que ainda não se conheciam os resultados de um único círculo eleitoral...

35 ASSENTOS NO PARLAMENTO
Com 97% dos votos já contados, o partido do actual governo conseguiu 26,27%, representando 35 lugares no Knesset, o melhor resultado desde 2003 e o melhor conseguido até agora por Netanyahu.
Confirmando a nova conquista política, Netanyahu classificou o seu triunfo como uma "incrível vitória", e tem bastantes razões para isso, face à renhida competição entre os dois grandes competidores.
"Sinto-me muito comovido nesta noite" - afirmou o primeiro-ministro com visível emoção, acrescentando: "Esta é uma noite de uma incrível, uma incrível vitória!"
O partido rival "Azul e Branco" conseguiu 25,94%, representando também 35 assentos no parlamento. A diferença na contagem é tangencial, ou seja: apenas 14 mil votos, mesmo assim permitindo que Netanyahu seja o escolhido para agora formar um novo governo de coligação com partidos de direita, extrema-direita e religiosos. 
Netanyahu pode agora sentir-se confortável, formando uma coligação com 5 partidos de direita que num total conseguem juntar 30 lugares no parlamento, dando portanto a maioria no parlamento onde se sentam 120 parlamentares.

A surpresa vem também da grande percentagem conseguida pelos partidos ultra-ortodoxos, que conseguiram os terceiro e quarto lugar, respectivamente o "Shas", com 6,10% (8 assentos) e o "Judaísmo Unido da Torá", com 5,90%, representando também 8 lugares no parlamento israelita.
O partido de tendência árabe "Hadash-Ta'al" conseguiu 4,61 votos, com 6 lugares.
O mítico e histórico "Labour", caiu desastradamente para uns meros 4,46%, não passando do sexto lugar, com 6 representantes no parlamento. 

MAIOR ABSTENÇÃO
O número total de eleitores que compareceram às urnas baixou em relação ao último acto eleitoral. Dos 71,8% em 2015, a percentagem de votantes de ontem baixou para um total de 67,8%.

Parabéns, Netanyahu! Mazel Tov Israel!

2 comentários:

Ruben Fontoura disse...

Netanyahu continua a ter fortes motivos para festejar. Tem Deus ao seu lado e Donald Trump a acrescentar-lhe trunfos. O facto de ter sido a maior vitória de sempre, é um milagre... que se esperava!

Tangencial é o mesmo que esmagadora, em Israel. Basta olhar para aquela enorme quantidade de Partidos que têm assento parlamentar. Graças a Deus, temos o nosso homem a bater o recorde de governação. Deus o abençoe, lhe dê sabedoria e capacidade e muita paciência, para aturar alguns.

Olga disse...

Parabéns ao primeiro-ministro Benjamin Netanyanhu! Tudo coopera para o bem... Que a reeleição de Netanyahu traga bençãos para Israel e para as nações, sobretudo para as nações vizinhas!
Assim diz o Senhor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.
Isaias 48:17