terça-feira, abril 02, 2019

SINETE DO SERVO DO REI JOSIAS ENCONTRADO NAS ESCAVAÇÕES DA CIDADE DE DAVID

Mais uma sensacional descoberta feita nas escavações em curso na Cidade de David, em Jerusalém, comprova a ligação do povo judeu à Cidade santa e, desta feita, a própria narrativa da Bíblia.
Este sinete de barro agora descoberto tem a inscrição: "Natã-Meleque, servo do rei", é originário da época do Primeiro Templo de Jerusalém, portanto datado da época relatada na Bíblia no 2º Livro dos Reis respeitante ao rei Josias. Ora, o nome inscrito no sinete - Natã-Meleque - é o mesmo mencionado no capítulo 23 e versículo 11 desse mesmo livro:

"Também tirou os cavalos que os reis de Judá tinham dedicado ao sol, à entrada da casa do Senhor, perto da câmara de Natã-Meleque, o camareiro, a qual ficava no átrio; e os carros do sol queimou a fogo."
Trata-se assim de um sinete que teria sido usado por este servo do rei Josias, mencionado na Bíblia e agora descoberto nas escavações em curso na Cidade de David.
Segundo o professor Yuval Gadot, da Universidade de Tel Aviv, e o Dr. Yiftah Shalev, da Autoridade para as Antiguidades de Israel, ambos responsáveis pelas escavações, o edifício onde este e outros achados têm sido encontrados foi destruído no 6º século a.C., correspondendo à destruição de Jerusalém pelo rei Nabucodonozor no ano 586 a.C.

"UM ACHADO EXTREMAMENTE EMPOLGANTE"
Doron Spielman, vice-presidente da Fundação Cidade de David, que administra o Parque Nacional da Cidade de David, afirmou: "Este é um achado extremamente empolgante para biliões de pessoas pelo mundo fora. O sinete pessoal de Natã-Meleque, um oficial sénior no governo de Josias, rei de Judá, tal como descrito no segundo Livro dos Reis. As contínuas escavações arqueológicas na Cidade de David, continuam a provar que a Jerusalém antiga não é apenas uma questão de fé, mas uma questão de facto. É realmente fascinante ver como os arqueólogos têm escavado mais de 12 camadas da História de Jerusalém sob aquilo que ainda há poucos anos atrás era um parque de estacionamento!"

Shalom, Israel!

Sem comentários: