sexta-feira, julho 10, 2020

ERDOGAN PRATICA UM VERDADEIRO CRIME CONTRA A CIVILIZAÇÃO CRISTÃ

Era mais que esperado: O supremo tribunal da Turquia votou a favor da pérfida decisão do presidente turco de converter a idílica Igreja Cristã Hagia Sophia numa mesquita.
É inacreditável como o ódio anti-cristão do cruel ditador turco conseguiu cegar os juízes a aceitarem converter a fabulosa catedral do 6º século numa mesquita, dessa forma conspurcando o espaço e desprezando por completo mais de 14 séculos de História...
Nesta Sexta-Feira "negra", aquele que foi um monumento impressionante à fé cristã, passou a ser um local de culto islâmico, revertendo uma decisão de 1934 que tinha convertido a catedral em museu.
E é na qualidade de museu que tive o privilégio de entrar naquele impressionante monumento por diversas vezes, nunca esquecendo a admiração que experimentei em todas as minhas visitas àquela verdadeira maravilha. Não o poderei fazer mais, uma vez que desde sempre me recusei a colocar os meus pés dentro de uma mesquita, e isso por razões claramente espirituais.
Quando a decisão foi esta manhã conhecida, várias dezenas de manifestantes que se encontravam fora do edifício, logo gritaram efusivamente: "Alá é grande!" Sim, o deus islâmico obteve uma vitória, esse mesmo deus que não respeita outras culturas, muito menos ideologias religiosas.
Já há muito que o ditador turco ansiava por esta decisão, de facto era uma exigência dele, e isso não obstante o criticismo internacional, incluindo dos Estados Unidos e de líderes ortodoxos cristãos. Esta decisão poderá também agravar ainda mais as já tensas relações entre a Turquia e a Grécia.
O governo de Chipre já condenou duramente esta medida.
O patriarca ecuménico Bartolomeu I, com sede em Istambul e considerado o líder espiritual dos cristãos ortodoxos do mundo inteiro avisou em Junho passado que a conversão do museu em mesquita "iria virar milhões de cristãos de todo o mundo contra o islão."
O patriarca ortodoxo russo apelou à "prudência" e à preservação do então "actual estado de neutralidade" do edifício que, segundo ele é um dos "símbolos mais devotados no cristianismo." Numa declaração feita esta semana, ele afirmou o seguinte: "A Rússia é um país com uma maioria de cristãos ortodoxos, e por isso, o que vier a acontecer à Hagia Sophia infligirá uma grande dor ao povo russo."
Hagia Sophia foi erigida pelo imperador bizantino Justiniano e foi assento da Igreja Cristã Ortodoxa durante séculos, e era ali que os imperadores eram entronizados a meio de belíssimas ornamentações em mármore nas paredes e no chão. 
Quatro minaretes foram posteriormente acrescentados ao edifício e em 1453 o edifício foi convertido em mesquita imperial com a conquista de Constantinopla (a actual Istambul) pelos otomanos.
Em 1935 o edifício foi convertido em museu, um ano após decisão ministerial.

Uma verdadeira perda para a humanidade e para a riquíssima cultura cristã...!

Shalom!

Sem comentários: