segunda-feira, novembro 22, 2021

ISRAEL E JORDÂNIA ASSINARAM GIGANTESCO ACORDO DE PARTILHA DE ENERGIA SOLAR E DE ÁGUA

O maior acordo de sempre alguma vez assinado entre Israel e a Jordânia permitirá que os Emirados Árabes Unidos contruam na Jordânia uma gigantesca planta de energia solar que Israel irá comprar, ao mesmo tempo que uma planta de dessalinização de água em Israel exportará água para a Jordânia. 

Este acordo foi intermediado pelos Emirados Árabes Unidos e a assinatura do mesmo foi feita esta manhã durante a Expo 2020, a decorrer no Dubai. Presente no encontro esteve também John Kerry, enviado norte-americano para as questões do clima. 

Israel comprará electricidade produzida por energia solar na Jordânia, enquanto este país comprará a Israel água produzida numa planta de dessalinização no Mediterrâneo. Este acordo é até agora o maior resultado comercial dos "Acordos de Abraão" entre Israel e várias nações árabes sob os auspícios do ex-presidente Donald Trump. Este acordo permitirá à Jordânia receber o dobro da água que agora consegue de Israel e de que tanto necessita. O ministro israelita afirmou que este acordo é "o mais significativo" desde que os ex-inimigos assinaram um acordo de paz em 1994.

"O benefício deste acordo não é só na forma da electricidade verde ou da água dessalinizada, mas também no fortalecimento das relações com o vizinho que tem a maior fronteira com Israel."

A Jordânia ainda não se pronunciou sobre este acordo. O país costuma sempre desvalorizar as suas relações com Israel, embora não dispense a ajuda do seu vizinho...O reino hashemita é um dos mais carentes de água em todo o mundo e a sua cooperação com Israel relacionada com a questão da água já é anterior ao acordo de paz assinado em 1994. 

A declaração de intenções diz que a planta fotovoltaica jordana fornecerá a Israel 600 MW de energia verde, enquanto que Israel fornecerá à vizinha Jordânia até 200 milhões de metros cúbicos de água dessalinizada. A Jordânia tem uma população crescente e um clima cada vez mais quente e seco, e enfrenta uma grave crise de falta de água. Crê-se que este acordo conseguirá melhorrar o nível das relações entre os dois países, que o rei Abdullah designa como uma "paz fria."

Shalom, Israel!