sábado, novembro 20, 2021

ISRAEL CONTINUA A CONTAR COM O APOIO DOS EVANGÉLICOS NORTE-AMERICANOS

"As pessoas têm de entender que a espinha dorsal do apoio a Israel nos Estados Unidos são os cristãos evangélicos. Isso é verdade não só nos números, mas também no seu apaixonado e inequívoco apoio a Israel" - declarou Ron Dermer, ex-embaixador israelita nos EUA durante uma conferência organizada pelos media israelitas. 

As boas relações entre a comunidade cristã evangélica e Israel tem muito a ver com o papel de Netanyahu como embaixador de Israel na ONU nos anos 80, tendo atingido o seu pico durante o governo de Donald Trump, quando foram iniciadas novas políticas pró-Israel muito do agrado do eleitorado evangélico. Com a nova administração norte-americana e o novo governo israelita a situação mantém-se igual, tal como foi recentemente constatado durante a 5ª Cimeira da Media Cristã, realizada pelo Gabinete de Imprensa do governo de Israel no passado dia 11, com a presença de mais de 150 executivos dos meios de comunicação social e líderes de opinião na media cristã. Várias intervenções de governantes e ex-governantes tiveram lugar e, percebeu-se que conquanto o actual governo israelita coloque uma muito maior ênfase no estreitamento dos laços com a comunidade judaica norte-americana, vários entendidos dizem que não negligencia mesmo assim a comunidade evangélica. 

Ficou claro que não é papel dos evangélicos interferirem na política interna de Israel, seja qual for o governo em funções. Foi afirmado nesta conferência que os evangélicos continuarão firmes no seu apoio a Israel e ao povo judeu, e isso transcende as políticas actuais de Biden. Isso comprovou-se muito recentemente com o recuo na pressão da extrema-esquerda norte-americana durante o recente conflito entre Israel e o Hamas, em Gaza, graças à influência dos evangélicos norte-americanos. A extrema-esquerda tentou fragmentar a coligação americana pró-Israel, e a tradicional aliança de evangélicos ripostou. Ficou claro que foram os evangélicos que sustentaram essa coligação. 

Os evangélicos foram também intervenientes nos recentes "Acordos de Abraão."

É no entanto preocupante a actual tendência de descida do apoio a Israel por parte dos jovens evangélicos, um número crescente e real. Israel está consciente disso, percebendo que muito tem a ver com a influência das redes sociais e o desconhecimento das Escrituras, pelo que está promovendo programas especiais dirigidos aos jovens líderes evangélicos norte-americanos, como é o caso de viagens de 9 dias a Israel para o conhecimento da realidade no terreno.

Na opinião do gabinete de imprensa do governo de Israel, os media cristãos são importantes meios para que Israel alcance a comunidade cristã mundial. "A cimeira concentra-se em tópicos chave relevantes para Israel e para o mundo cristão. O alvo é aprofundar uma melhor compreensão e fortalecer a amizade entre cristãos pelo mundo fora e o estado de Israel. O governo de Israel vê os media cristãos como vitais e canais profissionais de informação para os espectadores, leitores e utilizadores de internet cristãos em todo o mundo."

Shalom, Israel!