terça-feira, novembro 09, 2021

ISRAEL PREPARA RETIRADA DE 5.000 JUDEUS DA ETIÓPIA

Devido à situação política actual na Etiópia a piorar de dia para dia, e de forma a proteger a comunidade nativa judaica residente daquele país, os ministérios do Interior e da Integração de Israel concordaram hoje em acelerar a organização do retorno (aliyah) dos 5.000 judeus etíopes que aguardam a viagem na capital do país Adis Abeba. Apesar de o plano estar em marcha, não se sabe ainda quando decorrerá a operação, um avez que segundo algumas fontes israelitas a situação actual ainda não requer um plano emergencial de evacuação. 

Há várias complicações que têm entretanto surgido com este plano, como é o caso da necessidade de se confirmar se estas 5 mil pessoas que aguardam a evacuação na capital etíope são de facto judeus. Por outro lado, estão a ser tomadas as devidas precauções para evitar um conflito com o governo etíope, tanto mais qu enão se sabe ao certo se aquelas pessoas estão de facto a correr perigo de vida. 

Na passada Quinta-Feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel fez um comunicado com um alerta sobre as viagens à Etiópia devido aos relatos de que as forças rebeldes tencionavam ocupar a capital do país, levando a que as autoridades israelitas começassem a evacuar o corpo diplomático do país a partir do passado Sábado. 

Shalom, Israel!