terça-feira, novembro 23, 2021

MENINA DE 11 ANOS ENCONTRA MOEDA RARA COM 2 MIL ANOS COM INSCRIÇÃO "JERUSALÉM SANTA"

A moeda encontrada pesa 14 gramas, é feita em prata pura, e tem uma gravação que segundo os peritos se refere às instalações centrais do Sumo Sacerdote. 

A moeda foi encontrada por uma menina de 11 anos de idade, e julga-se ter sido cunhada por um sacerdote que se terá juntado aos rebeldes na revolta contra os romanos pouco antes da destruição do Templo.

"Este é um achado raro, uma vez que dos muitos milhares de moedas do período da "grande revolta" até hoje encontradas nas escavações arqueológicas, só umas 30 é que são feitas de prata" - afirmou o Dr. Robert Kool, chefe do departamento numismático das Antiguidades de Israel. 

Esta moeda agora encontrada é feita de prata pura e pesa cerca de 14 gramas. Num dos lados, exibe uma taça e a inscrição "shekel israelita" e "ano segundo" - referindo-se ao segundo ano da revolta judaica (67 - 68 d.C.). No outro lado, ela exibe a expressão "Jerusalém Santa" na língua hebraica antiga, e é acompanhada por uma outra palavra que, segundo os peritos, se refere ao quartel-general do Sumo Sacerdote no Templo de Jerusalém. Naquela altura, cunhar moedas era um acto de expressar soberania. 

Sabe-se que grandes reservas de prata eram guardadas no Templo. Tendo em vista a qualidade, Kool acredita que a prata usada para cunhar esta moeda teria vindo dessas reservas. "Se assim for, poderemos dizer com cautela que esta moeda é aparentemente um dos únicos itens em nossa posse que é originário do próprio Templo" - afirmou o responsável. 

A moeda foi encontrada por uma participante no "Emek Tzurim Sifting Project", um projecto de pesquisa e análise ao lixo escavado no trilho dos peregrinos. "Esta rua, que ligava o tanque de Siloé no Sul da Cidade de David ao Monte do Templo, no Norte, era a principal rua de Jerusalém na época do Segundo Templo, por onde milhares de peregrinos desfilavam a caminho do Templo" - afirmou o arqueólogo Ari Levy, que lidera a escavação promovida pelas Antiguidades de Israel. 

"Não existem dúvidas de que haveria por aqui um intenso comércio. Isso é comprovado pelos muitos pesos e moedas de bronze aqui encontrados. Mas encontrar uma moeda do tempo da revolta cunhada em prata pura é definitivamente algo muito especial e empolgante."

"Quando cheguei a Emek Tzurim, pensava que só encontraria moedas simples no balde, mas nunca pensei encontrar uma por mim própria" - afirmou a menina de 11 anos, Liel Krutokop, que veio com os seus pais para este trabalho de peneirar o lixo à cata de achados arqueológicos. "Tive sorte em encontrá-la, mas também tenho de dizer obrigado à minha irmã por ter escolhido o balde que eu teria de peneirar. Se ela não tivesse escolhido este em particular, eu não teria provavelmente achado esta moeda."

Shalom, Israel!