sexta-feira, novembro 19, 2021

REINO UNIDO VAI BANIR O HAMAS, CLASSIFICANDO-O COMO GRUPO TERRORISTA

A decisão só peca por tardia. Mas, como diz o ditado, mais vale tarde do que nunca...

A ministra do Interior do Reino Unido, Priti Patel, declarou hoje ter banido o movimento terrorista Hamas, uma medida que alinha a posição do Reino Unido em relação aos líderes do Hamas com a dos EUA e da União Europeia. 

"O Hamas tem uma significativa capacidade terrorista, incluindo acesso a extenso e sofisticado armamento, bem como instalações para o treino de terroristas" - afirmou a ministra, acrescentado: "É por essa razão que decidi hoje proscrever o Hamas na sua totalidade."

A organização será assim banida sob a "lei terrorista", e qualquer pessoa que expresse apoio ao Hamas, exiba a sua bandeira ou organize reuniões para a organização estará a infringir a lei. A ministra Patel irá apresentar a decisão ao parlamento britânico na próxima semana.


O Hamas - sigla para "Movimento de Resistência Islâmica" - tem braços políticos e militares. Fundado em 1987, o movimento opõe-se à existência do estado de Israel e às conversações para a paz, defendendo ao contrário disso a "resistência armada" contra a alegada ocupação dos territórios palestinianos por Israel. 

REACÇÃO DO HAMAS

A direcção do movimento terrorista já reagiu alegando que a medida tomada pela Grã-Bretanha demonstra "uma medida tendenciosa a favor da ocupação israelita, e é uma submissão à chantagem e imposições de Israel."

REACÇÃO DE ISRAEL

O primeiro-ministro israelita louvou a medida, reagindo numa mensagem: "O Hamas é uma organização terrorista. Simplsmente isso. O 'braço político' capacita a sua actividade militar." O Hamas e Israel tiveram o seu último confronto em Maio passado, com milhares de rockets disparados incessantemente contra Israell durante 11 dias seguidos, obrigando a uma intervenção da aviação israelita. O ministro israelita para as Relações Exteriores, o futuro primeiro-ministro Lapid, elogiou também a decisão do governo britânico, classificando-a como "parte do fortalecimento dos laços com a Grã-Bretanha."

O Hamas tem estado na lista negra dos EUA relacionada com organizações terroristas estrangeiras. A União Europeia também classifica o Hamas como grupo terrorista. O Hamas está sediado em Gaza, tendo ali ganho as eleições parlamentares em 2006, derrotando a rival Fatah. No ano seguinte tomou por completo o poder em toda a Faixa de Gaza.

Shalom, Israel!