quinta-feira, novembro 18, 2021

PRIMEIRO CONTACTO TELEFÓNICO ENTRE BENNETT E ERDOGAN

Já diz o ditado que "há males que vêm por bem". E esta recente crise diplomática entre a Turquia e Israel resultou num abrandamento das tensões entre os dois países e dos respectivos governos.

Mas vamos à história que provocou esta situação: Há alguns dias um casal israelita que fazia turismo em Istambul, Turquia, cometeu a infelicidade de fotografar o palácio residencial do presidente tirco Recep Erdogan, algo proibido, mas que se pensa terá ocorrido apenas por mera ignorância. Quem não gostou nada da situação foram as autoridades turcas, que detiveram o casal por vários dias, acusando os dois de espionagem, gerando uma assinalável tensão diplomática entre a Turquia e Israel. 

Entretanto, e devido à intervenção do presidente turco, o casal Oknins acabou por ser hoje liberto e enviado para Israel, levando a que o primeiro-ministro israelita Naftali Bennett telefonasse ao seu homólogo turco agradecendo o gesto de solidariedade e o "envolvimento pessoal" do presidente turco. O primeiro-ministro israelita "expressou ainda a sua apreciação" aos oficiais turcos que facilitaram o processo de libertação do casal. 

"O primeiro-ministro disse disse que esta era uma solução para um assunto humanitário e assinalou como favoráveis as linhas de comunicação entre os dois países, as quais funcionaram efectiva e discretamente durante a crise."

Este foi o primeiro contacto telefónico entre os dois líderes depois da tomada de posse do actual primeiro-ministro israelita. Já se comenta que esta ligação telefónica poderá ser o início do desanuviamento das relações entre os dois países... Horas depois da libertação do casal israelita, Erdogan já veio apelar a "um diálogo contínuo" com Israel. 

Shalom, Israel!