terça-feira, janeiro 04, 2022

MAIS DE 90.000 DESCENDENTES DE JUDEUS SEFARDITAS NATURALIZADOS PORTUGUESES E ESPANHÓIS

Desde que Portugal e Espanha legislaram em 2015 a possibilidade da naturalização de descendentes de judeus sefarditas expulsos dos seus territórios durante a Inquisição Católica, mais de 90 mil comprovados descendentes de judeus já conseguiram a legalização, naturalizando-se como portugueses ou espanhóis. 

A Espanha recebeu 153 mil requerimentos, e Portugal cerca de 86.000. A Espanha concedeu a cidadania a 36.000 destas pessoas, representando 23% dos pedidos feitos. Portugal concedeu a cidadania a 63% dos requerimentos, representando cerca de 54.000 pessoas. Milhares de processos estão ainda em fase de análise em ambos os países. 

Mais de dois terços dos requerentes da cidadania portuguesa são israelitas, enquanto na Espanha este número não chega aos 5%. A Espanha rejeitou mais de 3 mil pedidos, alguns sob suspeita de problemas com criminalidade. Portugal só rejeitou algumas centenas.

Entretanto, a Espanha limitou o prazo de entrada dos processos até Fevereiro próximo. Porugal continua ainda sem prazo limite, mas o polémico caso da naturalização do bilionário judeu russo Roman Abramovich levantou um debate público sobre a lei de 2015, com alguns deputados querendo estabelecer um prazo limite.

Shalom, Israel!