quinta-feira, janeiro 27, 2022

PRESIDENTE DO KNESSET CHORA NO PARLAMENTO ALEMÃO

Numa histórica visita e não menos comovente discurso no parlamento alemão esta manhã, o líder do parlamento israelita Mickey Levy falou em hebraico para comemorar o Dia Internacional em Memória do Holocausto. 

À medida que ia lendo a Kaddish - a oração hebraica de lamentação - Levy ia sendo interrompido pelos seus soluços e, no final do seu discurso, ao descer da plataforma, foi abraçado pela sobrevivente do Holocausto Inge Auerbacher. 

A leitura foi a partir de um livro de orações emprestado pelo Yad Vashem - Museu do Holocausto - que tinha pertencido a um rapaz judeu que o utilizou para a sua cerimónia de Bar Mitzvah logo antes da pérfida "Noite de Cristal", em 1938.

Durante o seu discurso, aplaudido a cada passo pelos deputados alemães, Levy assinalou que estava a falar a partir do mesmo lugar onde a democracia foi subvertida pelo mal sob Adolf Hitler.

"Isto foi onde a humanidade estendeu os limites do mal, o lugar onde a perda de valores transformou um quadro democrático em racismo e tirania" - declarou Levy.

O líder israelita elogiou por outro lado o moderno estado germânico por "provar a cada passo o seu compromisso ético e histórico para com a existência e a segurança do estado de Israel."

"Contudo, e apesar de tudo o que temos feito, temos uma obrigação de fazer mais. Ao lado da memória, devemos também a partir dela construir uma visão" - afirmou, acrescentando: "Devemos conjuntamente esperar e planear um futuro assente em valores e sonhos partilhados."

Shalom, Israel!

Sem comentários: