terça-feira, janeiro 18, 2022

SISTEMA DE DEFESA ISRAELITA "ARROW 3" CAPAZ DE INTERCEPTAR MÍSSEIS IRANIANOS

Segundo o ministro israelita da Defesa Benny Gantz, "Nós equipámos o estado de Israel com as capacidades para se poder defender contra ameaças crescentes."

Esta manhã, e a meio das crescentes tensões com o inimigo Irão, o ministério da Defesa de Israel, as FDI e a agência norte-americana para a Defesa de mísseis realizaram com sucesso um teste planeado de intercepção com o sistema de defesa anti-míssil Arrow-3. O teste foi conduzido em conjunto com as Indústrias Aeroespaciais Israelitas e a Força Aérea de Israel na parte central do território. 

O sistema foi testado "num cenário desafiador" contra "futuras ameaças." Para além disso, e durante toda a execução do teste, foi recolhida "informação essencial a ser usada pela instituição de defesa e pelos engenheiros a ela ligados para o desenvolvimento de tecnologias futuras."

Na prática, os dois interceptores têm "duas missões diferentes" com rotas aéreas diferentes visando derrubar o mesmo alvo. Segundo os peritos, "o sistema Arrow provou uma vez mais que Israel detém um dos mais avançados sistemas de defesa contra mísseis balísticos a nível mundial." O sistema foi testado contra alvos cujo comportamento é semelhante aos mísseis sofisticados criados pelo Irão, bem como contra outras ameaças. Tanto Israel como os EUA estão preocupados com o facto de o Irão continuar a trabalhar tanto no seu programa nuclear como no de mísseis balísticos, mesmo apesar das críticas internacionais. 

O Arrow-3 é um sistema altamente manobrável destinado a providenciar defesa aérea através da intercepção de mísseis balísticos quando os mesmos se encontram ainda fora da atmosfera terrestre. É considerado um dos melhores interceptores do mundo devido às suas avançadas capacidades tecnológicas. O Arrow-3 é o único interceptador que que não carrega uma ogiva, mas que intercepta um míssil atacante ao colidir contra o mesmo. Esta última geração do sistema tem melhores capacidades de intercepção a uma altitude muito superior e muito mais longe do território israelita. 

O Arrow-3 forma a camada superior do sistema múltiplo de defesa anti-míssil de Israel, ao lado do Arrow-2, do David's Sling e do Iron Dome. Todos juntos, estes sistemas providenciam a Israel um "guarda-chuva protector" capaz de contra-atacar ameaças colocadas tanto por mísseis de curto e médio alcance usados pelos grupos terroristas de Gaza, bem como as ameaças colocadas por mísseis iranianos de longo alcance muito mais sofisticados. 

Fontes militares israelitas insistem que as suas forças já são capazes de atacar o Irão. Por outro lado, em Novembro passado, o Irão disparou 16 mísseis balísticos contra uma simulação do reactor nuclear israelita de Dimona ao final de 5 dias de exercícios militares. 

As FDI sabem que no caso de avançar um ataque contra o Irão, a resposta será uma guerra de várias frentes contra o Hamas, o Hezbollah e outros grupos párias sustentados pelo Irão, com o disparo de milhares de mísseis - incluindo mísseis de precisão - contra Israel e seus interesses.

Shalom, Israel!

2 comentários:

Victor Nunes disse...

muito bom

Paulo Helmich disse...

Espero que Israel esteja trabalhando com afinco num sistema muito mais avançado do que o Arrow-3, para chegar a 100% de eficiência. Algo inédito no mundo! Cientistas capacitados para desenvolver tal tecnologia militar de ponta Israel tem de sobra! É estritamente necessário investir continuamente na Defesa do Estado de Israel, pois, como já disse, o inimigo nunca dorme!!!