sábado, janeiro 22, 2022

AVIAÇÃO ISRAELITA EM GRANDE EXERCÍCIO AÉREO EM PREPARAÇÃO A UM POSSÍVEL ATAQUE AO IRÃO

Jactos israelitas realizaram um vasto exercício aéreo sobre o Mediterrâneo que incluíram o reabastecimento em pleno voo. Esta notícia não tornada pública foi mesmo assim divulgada por um órgão da comunicação social saudita sediado em Londres.

Segundo a descrição, tratou-se de um "anormalmente grande" contingente de aviões de ataque F-15, F-16 e F-35, bem como de aviões tanque Boeing de reabastecimento em voo, naquilo que pareceu indicar um sinal de alerta para o Irão a meio das contínuas ameaças israelitas de atacar o programa nuclear iraniano.

O uso de aviões de rabastecimento leva a indicar a extensão de um provável ataque ao Irão, ou pelo menos um sinal aos inimigos das capacidades de que Israel dispõe para enfrentar esse mortal inimigo. Devido à distância entre os dois países, realizar um ataque ao Irão com a aviação israelita e regressar às bases requererá a Israel aviões que possam ser reabastecidos em pleno voo ou em alternativa encontrar um aeroporto de uma nação amiga onde realizar o reabastecimento.

Não se sabe ao certo quando tal ataque terá lugar, tanto mais que segundo informações do "New York Times" um ataque israelita ao Irão terá sofrido um recuo devido aos atrasos na entrega de 8 novos supertanques Boeing KC-47 por parte dos EUA, esperando-se que tal só aconteça em finais de 2024. O negócio da compra dos supertanques foi assinado em Março passado e envolve 2,4 biliões de dólares.

Shalom, Israel!