quarta-feira, outubro 19, 2022

ISRAEL VAI FORNECER À UCRÂNIA SISTEMAS DE ALERTA CONTRA DRONES E FOGUETES


Israel encontra-se numa posição extremamente delicada no que concerne à invasão russa da Ucrânia. Obviamente que o estado judaico está do lado da Ucrânia, mas o sensível relacionamento com a Rússia leva a que Israel tenha de agir com bastante prudência, uma vez que é essa mesma Rússia que controla o espaço aéreo sírio, havendo até um acordo tácito com o estado judaico por causa das ocasionais intervenções aéreas israelitas em território sírio.

Mesmo com este condicionamento, e preferindo não fornecer armamento directamente à Ucrânia, Israel vai mesmo assim ajudar aquele estado vítima de uma invasão através da construção de um sistema inteligente de alerta para a detecção de rockets e drones oriundos da Rússia. A Ucrânia tem estado a ser atacada com drones russos de fabrico iraniano, pelo que é de todo o interesse para Israel apoiar a Ucrânia a defender-se desses ataques de um inimigo comum.

O interesse de Israel é apoiar a Ucrânia na salvaguarda do seu povo, pelo que, ainda que não fornecendo armamento, Israel pode mesmo assim contribuir mesmo assim para a protecção do povo martirizado da Ucrânia. 

O sistema que Israel irá fornecer à Ucrânia é semelhante ao que é utilizado em Israel e que tem comprovadamente salvo centenas de vidas humanas. 

Shalom, Israel!