quinta-feira, outubro 06, 2022

PRIMEIRA-MINISTRA BRITÂNICA DECLARA-SE "GRANDE SIONISTA" E QUER MUDAR EMBAIXADA PARA JERUSALÉM


Liz Truss, a nova primeira-ministra da Grã-Bretanha, é uma forte apoiante do estado de Israel, afirmando que tanto o Reino Unido como os seus aliados "jamais permitirão" que o Irão consiga uma arma nuclear.

Na conferência "CFI - Conservadores Amigos de Israel" realizada na passada Segunda-Feira, Truss prometeu um apoio "de todo o coração" ao estado judaico: "Estou tão contente por estar aqui pela primeira vez neste evento da CFI como vossa primeira-ministra" - acrescentando: "Como vocês sabem, eu sou uma grande sionista, uma grande apoiante de Israel, e sei que podemos fortalecer ainda mais a relação Reino Unido-Israel."

"Neste mundo - onde estamos enfrentando ameaças de regimes autoritários que não acreditam em liberdade e democracia - duas democracias livres, o Reino Unido e Israel, precisam de estar lado a lado, e estaremos ainda mais próximos no futuro" - afirmou a primeira-ministra.

EMBAIXADA PARA JERUSALÉM?

Durante um encontro em Setembro entre a recém empossada líder britânica e o primeiro-ministro israelita Yair Lapid, Truss mencionou que o Reino Unido está a considerar deslocar a sua embaixada para Jerusalém. A embaixada do Reino Unido situa-se actualmente em Tel Aviv. Vários líderes de alta patente no governo britânico aprovam também a deslocação da embaixada para a capital Jerusalém. 

O ministro para a Saúde, Robert Jenrick, declarou estar "muito satisfeito" com a proposta de Truss de deslocar a embaixada para a capital. 

"Temos um sítio em Jerusalém já à disposição" - afirmou o ministro, acrescentando: "É altura de assumirmos a responsabilidade e construir essa embaixada e reconhecer que a verdadeira capital do estado de Israel é obviamente Jerusalém."

Shalom, Israel!

1 comentário:

Ruben Fontoura disse...

Primeiro que isso aconteça, ainda esta senhora sai do Governo. Há sempre muitas dificuldades para colocar as coisas no caminho certo.