quinta-feira, outubro 13, 2022

SOBREVIVENTE DO HOLOCAUSTO DISCURSA NA ABERTURA DO SENADO ITALIANO DOMINADO PELA DIREITA


Liliana Segre, com 92 anos, senadora emérita, abriu a sessão da "câmara alta" do senado italiano, substituindo um outro senador emérito ainda mais idoso, mas que não pôde estar presente. O seu discurso de hoje focalizou-se na sequência de eventos que conduziram à vitória do partido de extrema direita "Irmãos da Itália", com origem neo-fascista, tornando-se no primeiro partido de extrema direita a governar a Itália desde o final da 2ª Guerra Mundial. 

Foi certamente um momento emotivo ouvir-se uma sobrevivente do Holocausto, a meio da vitória de um governo com raízes neo-fascistas, um momento de "valor simbólico" aludido por Liliana, quando quase 100 anos volvidos após a "marcha para Roma" que levou o ditador fascista Benito Mussolini ao poder, e numa altura em que a Europa se vê novamente envolvida numa guerra.

"Sinto-me hoje particularmente tocada pelo papel que o destino me trouxe" - afirmou a senadora, acrescentando: "Neste mês de Outubro, que assinala o centenário da marcha para Roma que iniciou a ditadura fascista, caiu sobre a mim a responsabilidade de assumir temporariamente a presidência deste templo da democracia, que é o senado da república."

Segre foi uma das poucas crianças italianas que sobreviveram à deportação para um campo de morte nazi, e ela tem dedicado as últimas décadas a falar sobre o Holocausto às crianças das escolas italianas. A sua acção levou a que o então presidente Sergio Mattarella a nomeasse em 2018 como senadora para a vida. Durante o seu discurso, Segre engoliu em seco ao recordar que aquelas leis proibiam as crianças como ela de frequentar as escolas. 

"É para mim impossível não sentir uma espécie de vertigem, ao lembrar que esta mesma menina que num dia como este em 1938, desconsolada e perdida, foi forçada pelas leis racistas a deixar vazio o seu banco da escola. E que, por um estranho destino, essa mesma moça encontra-se hoje no banco mais prestigiado, no senado."

As suas alusões emotivas colocaram os 200 senadores a aplaudir de pé, incluindo a delegação dos "Irmãos da Itália" presidida por Ignazio La Russa. 

Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.

Apocalipse 22:7