terça-feira, abril 23, 2024

IMAGENS DE SATÉLITE REVELAM MONTAGEM DE ACAMPAMENTO EM KHAN YOUNIS, ANTEVENDO A OPERAÇÃO EM RAFAH


Não obstante as críticas e pressões de todas as partes para que Israel não intervenha em Rafah, o governo de Jerusalém está determinado em avançar para aquela cidade fronteiriça do Egipto, de forma a completar a "limpeza" do último bastião onde os terroristas do Hamas se refugiaram e onde se crê estarão também os reféns israelitas detidos pelo Hamas.

Os EUA exigem a Israel que não intervenha sem que antes permita a evacuação das populações concentradas em Rafah - mais de 2 milhões - pelo que estará sendo construído um grande acampamento na região de Khan Younis visando albergar todas essas populações civis. Israel está a agir com muita precaução, visando acabar de vez com a ameaça terrorista, mas por outro lado evitando o mais possível provocar danos colaterais nas populações civis palestinianas. Segundo o jornal israelita "Haaretz", este acampamento estará a ser montado pelo Egipto. 

Estas imagens de satélite publicadas pela "Associated Press" são a prova desta montagem do acampamento onde centenas de tendas poderão albergar temporariamente as populações civis durante a operação militar em Rafah, que se crê poderá durar cerca de 6 semanas. Netanyahu prometeu dar ao Hamas um "duro golpe", uma vez que todas as propostas para um cessar fogo e consequente libertação dos reféns têm sido constantemente rejeitadas pelo Hamas, mesmo apesar de Israel ter estado sempre a flexibilizar as condições. A conclusão é que o Hamas não está realmente interessado na paz, mas sim no estender do conflito por todo o Médio Oriente.

Shalom, Israel!

Sem comentários: