quarta-feira, janeiro 08, 2025

"ESTAMOS MUITO PRÓXIMOS" DO ACORDO DE CESSAR-FOGO E LIBERTAÇÃO DOS REFÉNS - AFIRMOU BLINKEN


O ainda secretário de estado norte-americano Anthony Blinken afirmou esta tarde que "estamos muito perto de um cessar fogo e de um acordo para a libertação de reféns."

Blinken tem sido um verdadeiro exemplo de esforço e persistência, tendo feito bastantes viagens ao Médio Oriente ara se encontrar com vários líderes regionais, e de facto mereceria ser "premiado" com um sucesso no final do seu mandato. E é óbvio que o presidente cessante Joe Biden vai querer a todo o custo sair com algum trunfo após tão desastrosa presidência...

"Espero que o consigamos (o acordo) em cima da linha do tempo que nos resta, mas se não conseguirmos, o plano do presidente Biden proposto para um acordo de cessar fogo e libertação de reféns será entregue à próxima administração (Trump), e acredito que quando conseguirmos o acordo - e vamos consegui-lo - ele será na base do plano que o presidente Biden expôs ao mundo já em Maio passado" - afirmou esta tarde Blinken numa conferência de imprensa em Paris. 

Blinken disse também que a administração Biden gastou um tempo significativo avançando uma iniciativa para uma administração pós-guerra em Gaza que inclui arranjos para a segurança, administração e reconstrução do enclave. 

"Aqui também estamos dispostos a entregá-la à administração Trump, para assim poderem trabalhar nela e pô-la a funcionar quando surgir a oportunidade."

Blinken sublinhou ainda o trabalho que a administração Biden tem realizado para assegurar um acordo de normalização entre Israel e a Arábia Saudita. 

ENVIADO DE TRUMP EM DOHA

Entretanto, e enquanto Blinken vai contando os louros, o enviado de Trump para o Médio Oriente Steve Witkoff partirá esta noite para o Qatar, onde as delegações de Israel e do Hamas têm estado a negociar separadamente o acordo de cessar-fogo. 

"Estamos a fazer muito progresso, e não quero falar muito porque penso que eles estão a fazer um excelente trabalho em Doha...Espero que pela altura da tomada de posse tenhamos boas coisas a anunciar em nome do presidente (Trump)." 

Antes da sua viagem para Doha, Witkoff irá ainda reunir-se na Flórida com o ministro israelita para os Assuntos Estratégicos, Ron Dermer.

Shalom, Israel!

Sem comentários: