sexta-feira, maio 18, 2012

NETANYAHU COROADO PELA REVISTA "TIME" COMO "REI DE ISRAEL"


A última edição da mundialmente famosa revista TIME coroou o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu como "rei de Israel" na sua manchete de capa de revista desta semana, salientando a sua pessoa e o seu recentemente bem sucedido feito de conseguir uma coligação com 94 membros com o seu partido rival Kadima.
Neste artigo da revista mais conhecida do mundo, o editor Rick Stengel evidencia as recentes realizações de Netanyahu e explica a razão de ele ser digno do título "Rei de Israel."
"Netanyahu prepara-se para se tornar no primeiro-ministro de Israel com maior tempo de serviço desde David Ben-Gurion, o pai da fundação de Israel. Ele não tem rival no país" - escreve Stengel, continuando: "O seu grau de aprovação anda pelos 50%, e é o maior nível de sempre. Numa altura em que protagonistas pelo mundo fora são postos na prateleira, ele triunfa. Com a sua maioria à prova de bala, ele tem a chance de se tornar na figura histórica que sempre ansiou ser. Tal como alguns comentadores o têm designado, ele tem-se tornado o Rei de Israel."
Stengel entrevistou Netanyahu na sua residência oficial em Jerusalém, e notou que ele "gostaria de ser um herói, mas não o será às custas da segurança de Israel.
Ele quer ser uma figura definida na história de Israel e um elemento significativo no palco mundial, mas para chegar lá, ele não irá arriscar aquilo que ele vê como sendo a segurança de Israel." - escreve Stengel, continuando: "A sua ambição e a sua actual segurança como primeiro-ministro pode no entanto levá-lo a cometer o risco. Sobre os palestinianos, ele diz: 'Se eles pensarem bem, eles nunca irão ter um parceiro melhor do que eu. Eu posso fazer isso acontecer e permanecer.'"
Stengel também questionou a muito falada relação entre Netanyahu e o candidato presidencial republicano Mitt Romney, ao que Netanyahu respondeu que só tinha visto Romney uma meia dúzia de vezes ao longo dos anos e apenas uma durante este ano, quando falaram por uns 10 minutos, basicamente acerca do Irão.
Shalom, Israel!

Sem comentários: