terça-feira, maio 01, 2012

MAIS UM ESPANTOSO ACHADO ARQUEOLÓGICO NO MONTE DO TEMPLO

Mais um espantoso achado na Monte do Templo revela mais uma vez a ligação dos judeus ao Templo e à Cidade de Jerusalém: arqueólogos escavando debaixo do Arco de Robinson (Robinson's Arch) no parque arqueológico próximo ao Kotel (Muro das Lamentações) encontraram os restos de uma estrutura do período do Primeiro Templo debaixo da base do canal de drenagem actualmente exposto.
Esta é a estrutura fisicamente mais próxima do Templo de Salomão até agora escavada.
No solo da antiga estrutura os escavadores descobriram um antigo sinete hebraico do último período do Primeiro Templo. O sinete é feito de pedra semi-preciosa e tem gravado o nome do dono do mesmo:  "Lematanyahu Ben Ho…" ("למתניהו בן הו...""A Matanyahu Filho de Ho..." (o restante do nome não está legível).
O nome Matanias surge na Bíblia nos Livros das Crónicas e dos Reis, numa lista dos nomes dos hebreus que o Rei David indicou para cantarem os louvores a Deus e para realizarem outras funções no Santo Tabernáculo. Poucas linhas depois surge também o nome Natanias (nome do actual primeiro-ministro israelita, Netanyahu), sendo ambos os nomes muito próximos etimologicamente, e tendo o mesmo significado: "Dádiva a (ou de) Deus."
Matanias foi também o nome do 19º rei de Judá, empossado por Nabucodonozor, tendo este mudado o seu nome para Zedequias - 2º Livro dos Reis 24:17.
O sinete tem cerca de 2 cms. de diâmetro. Os sinetes privados do tempo do primeiro Templo serviam para assinar documentos e eram colocados em anéis de pessoas importantes. 
Antes da escavação, os arqueólogos tinham decidido que todo o lixo e entulho extraído desta escavação seria minuciosamente peneirado. Este trabalho de "peneirar" é feito com a ajuda de milhares de crianças das escolas de todo o Israel, no Parque Nacional Emek Tzurim. Nos últimos meses participaram neste trabalho cerca de 4.500 alunos.
O arqueólogo Eli Shukrun comentou o seguinte: "O nome Matanias, tal como o nome Natanias, significa "presente para Deus". Este nomes estão mencionados várias vezes nas Escrituras. São nomes típicos do Reino de Judá do final do período do Primeiro Templo - dos finais do 8º século a.C. até à destruição do Templo em 586 a.C."
E prosseguiu: "Achar um sinete do tempo do Primeiro Templo num local próximo ao Monte do Templo é uma experiência muito rara e comovente. É como uma mensagem tangível da pessoa chamada Matanias que viveu aqui há 2.700 anos. Na antiga estrutura debaixo da base do canal encontrámos também restos de cerâmica típica do período do solo e restos de um fogo."
Shalom, Israel!

Sem comentários: