terça-feira, maio 08, 2012

NOVO GOVERNO DE COLIGAÇÃO ANULA ELEIÇÕES ANTECIPADAS EM ISRAEL


Numa imprevisível "viragem" de última hora em Jerusalém, foi decidido suspender as eleições antecipadas previstas para 4 de Setembro, em troca da formação de um governo agora alargado ao partido Kadima, o qual passará a ocupar lugares no mesmo.
Segundo palavras de Netanyahu, Israel precisa de estabilidade política e um novo acordo com o Kadima vai abrir caminho para o governo mais abrangente de toda a história de Israel.
Falando numa conferência de imprensa conjunta com Shaul Mofaz, líder do Partido Kadima, Netanyahu disse o seguinte: "Eu estava pronto a ir para eleições. Mas quando percebi que um governo bastante abrangente podia ser estabelecido, o mais abrangente de toda a história de Israel, reconheci que podia ser restabelecida a estabilidade. Foi por isso que eu decidi formar um governo abrangente de unidade nacional."
Sublinhando os propósitos de um governo de unidade nacional, Netanyahu apontou 4 objectivos: "Trazer uma alternativa justa e igualitária à Lei Tal; um orçamento responsável que responda às necessidades do estado de Israel; mudar o sistema de governo; tentar promover um processo de paz responsável em que seja mantida a segurança."
O primeiro-ministro disse ainda que um governo de unidade nacional abrangente é bom para a segurança, a economia, a sociedade e o povo israelita. E terminou as suas afirmações com estas palavras: "Shaul, bem vindo a bordo."
Mofaz, por seu lado, explicou na conferência de imprensa a sua decisão de se juntar ao governo de Netanyahu: "Há momentos na vida de uma nação em que somos chamados a tomar decisões sérias. Creio que chegou a altura de se mudar a ordem do mundo. Esta é uma acção histórica de unidade nacional que é importante para o futuro do estado. Uma coligação de 94 deputados conseguirá lidar melhor com os desafios."
Mofaz criticou também a anterior líder do partido Kadima, a recém demissionária Tzipi Livni, por não se ter juntado ao governo de Netanyahu após as últimas eleições: "O Kadima não fazia parte de um governo de unidade, e isso foi um erro histórico que estamos agora corrigindo."
E acrescentou: "Esta é a coisa certa a fazer e o tempo certo para o fazer."
As eleições continuarão assim marcadas para Novembro de 2013.
Felicidades para o novo governo de Israel!
Shalom!

Sem comentários: