terça-feira, maio 15, 2012

PALESTINIANOS PROVOCAM CONFRONTOS DO DIA NABKA - "DIA DA CATÁSTROFE"

Várias dezenas de palestinianos - cerca de 50 - ficaram feridos nos confrontos de hoje com as forças de segurança de Israel em diversos pontos da Samaria e Judéia durante a "celebração palestiniana" do dia Nakba, o "dia da catástrofe" que para os palestinianos assinala o dia da fundação do estado de Israel.
A maior parte dos incidentes provocados pelos palestinianos ocorreu no posto de vigilância e controle fronteiriço em Hebron e numa prisão nos arredores de Ramalá. Um soldado israelita e três membros do pessoal da polícia fronteiriça ficaram também ligeiramente feridos.
Apesar desta habitual "forma de celebrar palestiniana", os incidentes de hoje já eram esperados e antecipados pelas forças israelitas, pelo que nada de anormal ou fora de controle aconteceu.
O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, falando em Ramalá, marcou o dia com estas afirmações: "Nós ficaremos nesta terra. Permaneceremos como carvalhos. Permaneceremos como oliveiras." Abbas aplaudiu ainda os líderes palestinianos "que nos conduziram da Nakba à revolução e à soberania."
Abbas acrescentou ainda que "Jerusalém é a chave no portão para a paz. Qualquer tentativa pelos ocupantes de se envolverem com a Cidade Santa significa acender um rastilho de tensões e guerras na região e no mundo...nós insistimos em cada partícula e cada pedra em Jerusalém."
Shalom, Israel!

Sem comentários: