quarta-feira, maio 23, 2012

IMPORTANTE DESCOBERTA MENCIONA BELÉM E PROVA QUE PERTENCIA AO REINO DE JUDÁ



Um pedaço de barro foi encontrado durante as escavações arqueológicas na Cidade de David, em Jerusalém, com a gravação do nome da cidade de Belém em hebraico antigo. O pedaço de barro data do período do Primeiro Templo de Jerusalém (1006 - 586 a.C.), tornando-o na primeira evidência tangível da existência da cidade de Belém em tempos remotos.
Esta dramática descoberta arqueológica foi anunciada hoje mesmo, cinco dias antes de os judeus no mundo inteiro celebrarem o feriado do Shavuot (Festa das Semanas; para os cristãos, o Pentecoste) e ouvirem a recitação do Livro de Rute, que tem lugar em Belém.
Esta peça de barro tem o tamanho de 1,5 cms, e é uma espécie de sinete (selo) usado para carimbar documentos oficiais que podiam ser abertos unicamente por pessoas autorizadas.
Três linhas no selo têm gravadas as seguintes palavras:

בשבעת (Bishv’at)
בת לכם (Bat Lechem)
[למל[ך ([Lemel]ekh)


A escrita significa que o selo foi enviado de Belém para o rei de Jerusalém no sétimo ano do seu reinado.
Eli Shukrun, director das escavações por parte da Autoridade para as Antiguidades de Israel disse ser incerto se a referência ao rei é referente a Ezequias, Manassés ou Josias. Os selos (sinetes) eram utilizados para selar mercadorias taxadas no reino de Judá em finais do oitavo século e sétimo século a.C.
"A taxa poderia ser paga na forma de prata ou produto agrícola como vinho ou trigo" - informou Shukrun, acrescentando: "Esta é a primeira vez que o nome Belém aparece fora da Bíblia, numa inscrição do período do Primeiro Templo, o que prova que Belém era na verdade uma cidade no Reino de Judá, e provavelmente em períodos anteriores."
Belém é mencionada pela primeira vez na Bíblia no Livro de Génesis, quando é referido o lugar da morte e sepultamento da matriarca Raquel.
Belém é também mencionada no Livro de Rute, como o lugar onde "os filhos de Judá habitavam", incluindo a família de Boaz, que é uma figura central no Livro de Rute, que tem lugar em Belém, excepto nos primeiros versículos.
Belém é também citada no Livro de Samuel como a cidade onde David foi ungido como rei e a localidade onde a sua família morava.
E, mais importante ainda, Belém é mencionada no Velho e no Novo Testamento como o local do nascimento de Jesus, o Salvador, o Messias de Israel!
Shalom, Israel! 

Sem comentários: