sexta-feira, junho 01, 2018

ISRAEL VAI INVESTIR 560 MILHÕES DE DÓLARES NAS ÁREAS PALESTINIANAS DE JERUSALÉM

O governo de Israel revelou ontem planos para investir 560 milhões de dólares em algumas áreas negligenciadas de Jerusalém oriental habitadas maioritariamente por árabes palestinianos. O objecto é diminuir as diferenças entre bairros da cidade, investindo nas áreas da educação, infraestruturas e na ajuda às mulheres palestinianas para que possam entrar no mercado de trabalho.
O programa denomina-se "Mudança na Frente" e visa reduzir as enormes diferenças sociais entre os bairros árabes palestinianos e a pujante região ocidental da cidade habitada pelos judeus. Os bairros palestinianos sofrem de pobres infraestruturas, negligência e débeis serviços públicos, sendo que cerca de 80 por cento das famílias palestinianas que vivem nesses bairros estão na pobreza.
Tendo como alvo ser aplicado nas 3 áreas acima mencionadas, o dinheiro irá inicialmente ser investido em 9 projectos-piloto nos próximos 5 anos, tendo como objectivo atrair mais investimento governamental e privado ao longo do percurso.
O programa será levado a cabo por vários ministérios e foi oficialmente lançado ontem numa cerimónia na casa presidencial de Reuven Rivlin. 
O presidente Rivlin, um defensor da coexistência, elogiou aquilo a que chamou "a mais compreensiva tentativa do governo para estreitar as diferenças e desenvolver a economia de Jerusalém oriental feita até hoje."
O presidente afirmou que Jerusalém tem experimentado "gerações perdidas" ao longo de décadas: "Tenho um forte desejo de que o próximo futuro possa garantir esperança para a mudança, assegurando de que não desistamos das próximas gerações."

Shalom, Israel!

Sem comentários: