terça-feira, novembro 20, 2018

BELÍSSIMOS MOSAICOS DO 5º SÉCULO REVELAM O IMAGINÁRIO BÍBLICO JUDAICO

MOSAICO COM A REPRESENTAÇÃO DE
JONAS E DO GRANDE PEIXE
Desde 2012 que têm vindo a ser feitas escavações na povoação de Huqoq, na Galiléia, muito em especial na sua antiga sinagoga, vindo agora pela primeira vez a ser apresentados os seus belíssimos mosaicos cheios de cor e impregnados de temas bíblicos.
Cada um dos mosaicos revela o imaginário artístico da época, com tema bíblicos e pormenores da própria cultura e ambientes locais.

MOSAICO REPRESENTANDO OS SOLDADOS
EGÍPCIOS ENGOLIDOS PELOS PEIXES
DO MAR VERMELHO
As cenas variam desde as histórias bem conhecidas da Bíblia, como é o caso de Jonas e da baleia, a arca de Noé, e os soldados do faraó sendo arrastados pelas ondas do Mar Vermelho e engolidos por dezenas de peixes, ao Zodíaco pagão no centro do mosaico, bem como aquela que poderá muito bem ter sido a primeira representação não bíblica numa sinagoga - os elefantes armados.
De destacar a representação de Jonas, o profeta rebelde, visto a ser engolido por um peixe, que por sua vez é engolido por outro, e ainda por mais um outro...

Na opinião de muitos, o mosaico mais espectacular é no entanto o do elefante, devido ao pormenor e à cor tão bem preservada.
Ao longo de todo o pavimento, os mosaicos representam animais com aspectos bem realistas, como serpentes, cavalos, burros, ursos, camelos, leopardos, leões, ovelhas, raposas e avestruzes, bem como dezenas de peixes e outras criaturas marinhas, que incluem um golfinho e um polvo com seus tentáculos.
Surgem também representações mitológicas, como cupidos e harpias, utilizados para representar o vento no quadro de Jonas.
Um pouco por todos os quadros vêm-se também veículos de transporte, como uma carruagem de 4 rodas, vários barcos e a própria arca de Noé a ser construída.

TORRE DE BABEL
Pode-se ver num outro painel a torre de Babel a ser construída com a ajuda de uma vasta variedade de mecanismos e roldanas. Para ilustrar as contendas que despontaram durante a construção, podem ver-se nos bastidores lutas entre pessoas de cores de pele e trajes diferentes, e com variados estilos de penteados. 
MOSAICO REPRESENTANDO A ARCA DE NOÉ
Na opinião dos arqueólogos e dos peritos envolvidos no projecto de escavação desta antiga povoação, a sinagoga e seus mosaicos deverão datar da época do início do 5º século d.C.

Shalom, Israel!

1 comentário:

Ruben Fontoura disse...

O subsolo de Israel esconde um património de valor incalculável. A descoberta de novos elementos pode acontecer e o mais surpreendente ainda poderá voltar à luz do dia.