quarta-feira, novembro 07, 2018

ISRAEL FRUSTROU 480 ATAQUES TERRORISTAS PALESTINIANOS EM 2017

Segundo informações prestadas pelo responsável pela agência de informações e serviços secretos de Israel - a Shin Bet - só no ano passado Israel conseguiu impedir a prossecução de pelo menos 480 ataques terroristas programados por palestinianos.
590 outros ataques preparados por "lobos solitários" palestinianos foram também frustrados pelas autoridades israelitas.
Segundo Nadav Argaman, responsável do Shin Bet, estas acções bem sucedidas têm contado para a manutenção da paz relativa existente entre palestinianos e israelitas.
219 células do Hamas foram entretanto desmanteladas e os seus membros detidos na Judeia e Samaria, não se sabendo ao certo quantos palestinianos foram detidos.
"A situação na arena palestiniana tem sido muito instável neste ano que passou" - afirmou Argaman, acrescentando: "Por um lado, em Gaza, estamos à beira de um conflito, mas por outro estamos a fazer esforços para estabilizar a situação humanitária. Na Judeia e na Samaria a situação é muito complexa. Há uma calma relativa aparente, mas apenas à superfície, mas o terreno é muito inflamável."

A Shin Bet faz uso de várias "ferramentas" para anular as tentativas terroristas, desde a monitorização dos registos na comunicação social aos informadores e até ao uso de algoritmos complexos que levam em conta possíveis ligações familiares do suspeito a conhecidos terroristas e estudo de perfis.

Estes sucessos dos serviços secretos israelitas são conhecidos e reconhecidos pelo mundo fora. Vários países têm feito uso destas informações para travar actos terroristas nos seus próprios países.
Ainda que muitas vezes não o reconheça, o mundo "civilizado" deve muito a Israel...

Shalom, Israel!

Sem comentários: