quinta-feira, março 21, 2019

MIKE POMPEO VISITA O MURO OCIDENTAL EM JERUSALÉM, A CAPITAL ETERNA DE ISRAEL

Num gesto de grande significado político, o secretário de estado norte-americano Mike Pompeo, de visita a Israel, decidiu visitar o mais importante símbolo actual do judaísmo, o Muro Ocidental, e fê-lo na companhia do primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu.
Esta visita reveste-se de particular importância, uma vez que confirma simbolicamente o reconhecimento norte-americano de Jerusalém como capital do estado judaico.
O embaixador norte-americano em Israel, David Friedman, também acompanhou os dois líderes nesta histórica visita.

Pompeo, Netanyahu e Friedman oraram junto ao Muro, e logo a seguir visitaram alguns dos lugares circundantes, como os túneis localizados por debaixo do bairro muçulmano da Cidade santa. No centro de visitantes, os dois líderes puderam ainda assistir a uma recriação virtual do Templo de Jerusalém, tal como se encontrava há 2 mil anos no Monte do Templo.
Esta visita é sempre realizada por nós durante as nossas excursões anuais a Israel, e reveste-se de um significado muito importante, tanto histórico, como espiritual.
Pompeo está de visita a Israel para alegadamente conversar sobre as ameaças regionais - especialmente a do Irão - e sobre os esforços para exportar o gás natural do Mediterrâneo para a Europa. 

RECONHECIMENTO DA SOBERANIA DOS MONTES GOLAN?
Fala-se da quase certa possibilidade de no início da próxima semana os Estados Unidos reconhecerem oficialmente a soberania israelita sobre os Montes Golan. 
Assim sendo, os EUA de Trump jogarão mais uma importante cartada contra as ameaças iranianas, mormente através da sua presença militar na vizinha síria.
Crê-se que este anúncio será feito durante a visita de Netanyahu a Washington no início da próxima semana, onde deverá ser recebido pelo presidente Donald Trump.

Shalom, Israel!