segunda-feira, janeiro 20, 2020

PERTO DE 50 LÍDERES MUNDIAIS ESTARÃO EM JERUSALÉM NA QUINTA-FEIRA PARA O QUINTO FÓRUM MUNDIAL SOBRE O HOLOCAUSTO

Jerusalém vai receber esta semana uma impressionante delegação de líderes do mundo inteiro para a comemoração dos 75 anos da libertação dos campos de morte de Auschwitz e Birkenau.
O encontro insere-se no "5º Fórum Mundial sobre o Holocausto", denomina-se "Lembrando o Holocausto, Combatendo o Antissemitismo", e será realizado na capital de Israel. Dentre os 800 convidados, o evento irá contar com pelo menos 47 líderes mundiais, incluindo 26 presidentes, 4 reis (da Espanha, Holanda, Bélgica e Luxemburgo), e quatro primeiro-ministros.
Portugal far-se-à representar pelo seu presidente, Marcelo Rebelo de Sousa.

MAL ESTAR ENTRE OS SOBREVIVENTES DO HOLOCAUSTO
Há no entanto uma espécie de revolta entre os sobreviventes ao Holocausto e organizações associadas aos mesmos, pelo facto de apenas 30 lugares terem sido atribuídos a estes heróis, certamente as pessoas mais dignas e merecedoras de estar presentes. "Que maior símbolo do campo de Auschwitz haverá do que aqueles que ainda estão vivos entre nós?" - questionou Yaron Hanan, um ex-membro do concílio municipal de Haifa, cuja mãe Raquel, é uma sobrevivente do Holocausto, não foi convidada nem tampouco conseguiu um bilhete para estar presente.
A comissão organizadora do Yad Vashem reagiu, alegando que, havendo cerca de 100.000 sobreviventes do Holocausto em Israel, seria impossível convidar a todos, para além de não se tratar de um evento público, mas de um encontro de líderes.

UM DOS MAIORES ENCONTROS INTERNACIONAIS DE SEMPRE
Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel, este será o terceiro maior encontro de sempre com líderes mundiais em Jerusalém, só ultrapassado pelos funerais de Yitzhak Rabin e de Shimon Peres.
O encontro tem o seu início com uma recepção na casa do presidente Reuven Rivlin, na Quarta-Feira, seguindo-se depois na Quinta-Feira um grande evento no recinto do Museu do Holocausto. Ambos os eventos serão televisionados em directo para todo o mundo.
Estarão presentes o vice-presidente norte-americano Mike Pence, o presidente russo Vladimir Putin, o presidente francês Emmanuel Macron, o presidente alemão Frank-Walter Steinmeier, o presidente ucraniano Volodymyr Zolensky, o príncipe Carlos, do Reino Unido, o presidente português Marcelo Rebelo de Sousa, e muitos outros líderes vindos da Roménia, Itália, Áustria, Grécia, Chipre, Albânia, Croácia, Geórgia, Bulgária, Suécia, Dinamarca, República Checa, Hungria, Finlândia, Bósnia, Islândia, Arménia, Austrália, Canadá e outras nações.

ENCONTRO DECISIVO?
Para o rabi Tuly Weisz, este encontro de líderes mundiais alinha-se com os textos proféticos do Salmo 48, 122:3-5, e de Jeremias 3:17, afirmando o posicionamento de cada nação em relação a Israel nos últimos dias.
Para além da impressionante lista de líderes, estarão também presentes o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, e o representante do Vaticano Kurt Koch.

Shalom, Israel!

Sem comentários: