terça-feira, agosto 25, 2020

ISRAEL JÁ É A 8ª POTÊNCIA MUNDIAL

O diário "US News" publicou o seu ranking dos países mais poderosos do mundo, colocando o "insignificante" Israel acima da própria Coréia do Sul. 
"A sub-classificação baseia-se numa média devidamente calculada de pontuações dos 5 atributos de países relacionados às capacidades de liderança, influência económica e política, fortes relações internacionais e poder militar" - explicou o artigo na revista.
O resultado é impressionante, tanto mais que Israel impõe-se muito menos em termos objectivos do que os outros países da lista. Os EUA são o número 1 na lista, como maior economia mundial, e com o maior orçamento de defesa, com um gasto de 649 biliões de dólares em equipamento militar e pessoal em 2018. Seguem-se a Rússia e a China, como os maiores investidores em material militar.
Israel gastou 15,9 biliões de dólares na defesa em 2018, representando 4,3% do seu PIB, uma percentagem proporcionalmente superior à dos EUA.
"Em comparação com o seu tamanho relativamente pequeno, o país desempenhou um papel importante nas questões globais" - relata o relatório da revista, acrescentando: "O país tem uma economia forte, marcos significativos para várias religiões e relações tensas com muitos dos seus vizinhos árabes."
Há que assinalar que numa lista que mede os PIBs com base em triliões de dólares, Israel, com um PIB de 370 biliões, e a Arábia Saudita com 780, são as excepções. Com menos de 9 milhões de habitantes, Israel tem de longe a menor população de toda a lista. 
Por outro lado, ser "poderoso", não significa ser "o melhor." Israel foi colocada na 29ª posição dessa lista dos "melhores", baseada em outros factores, como tendências comerciais, viagens e investimento.
Em outras classificações estabelecidas pela "US News", Israel ficou nos seguintes rankings:
- 24º no empreendorismo
- 44º na influência cultural
- 46º na qualidade de vida
- 32 em cidadania
- 62 nos negócios
- 69 no aventureirismo.

Shalom, Israel!

1 comentário:

Olga disse...

Que Deus abençoe Israel! Eu desde pequena, até por questões religiosas, aprendi amar Israel. Também pelo que aprendi lá nos bancos de escola sobre a Segunda Guerra Mundial, sibretudo graças a um excelente professor de História que tive! Uma das coisas que ouvi falar sobre Israel também nestes anos de vida é a eficiência do seu serviço secreto... Mossad! Que Israel ajude o mundo a alcançar os inimigos da humanidade!
Shalom Israel!
Olga