segunda-feira, novembro 23, 2020

A VIAGEM SECRETA DE NETANYAHU À ARÁBIA SAUDITA DE QUE TODOS FALAM...

 

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu fez ontem à noite uma visita secreta à Arábia Saudita, a primeira da História entre os dois países, tendo-se encontrado com o príncipe herdeiro Mohammad bin Salman na presença do secretário de estado norte-americano Mike Pompeo, de visita à região.

Acompanhou ainda o primeiro-ministro o chefe da Mossad Yossi Cohen.

O encontro realizou-se ontem à noite na cidade de Neom, junto ao Mar Vermelho, e durou cerca de duas horas. Pompeo referiu-se ao encontro como tendo sido "construtivo". Dentre os vários comentários seus ao encontro, quero destacar um que me chama a atenção e que pode prenunciar os reais objectivos deste encontro tripartido: "...Continuaremos (EUA e Arábia Saudita) a aproveitar a nossa forte parceria nas áreas da segurança e da economia para avançar os esforços para contrariar a influência maligna do Irão no Golfo..."

Ao que parece, este encontro tripartido focalizou-se na questão do Irão, o inimigo comum.

Este encontro apanhou a todos de surpresa, incluindo o próprio ministro das Relações Exteriores e o parceiro do governo Danny Gantz, os quais não foram informados deste viagem secreta. Não há actualmente relações diplomáticas entre Israel e a Arábia Saudita, mas tudo leva a crer que um dos últimos esforços da administração de Donald Trump será tentar que isso se torne uma realidade para um futuro próximo, ainda que se saiba que uma das pré-condições impostas pelos sauditas é que hajam negociações de paz entre judeus e palestinianos conduzindo à criação de um estado independente palestiniano.

Este ano está repleto de surpresas no Médio Oriente. Qual será a próxima?

Shalom, Israel!

Sem comentários: