sexta-feira, novembro 13, 2020

ISRAEL PODERÁ VIR A ATACAR O IRÃO ENQUANTO TEM O APOIO DE TRUMP

 

Preocupado com as políticas do alegadamente novo presidente norte-americano eleito Joe Biden, Israel vê o crescimento ininterrupto do programa nuclear iraniano, e a forte possibilidade de Biden retomar o acordo nuclear com aquele país com enorme inquietação, levando alguns comentadores a considerarem a possibilidade de um ataque israelita ao Irão enquanto se puder contar com o apoio da actual administração de Donald Trump - de longe a mais próxima de Israel.

O general norte-americano H.R. McMaster, ex-conselheiro nacional da administração Trump, afirmou que na ausência de quaisquer medidas para pôr cobro ao Irão no seu programa de desenvolvimento de uma arma nuclear, Israel poderá encarar uma acção militar. O ex-conselheiro avisou que o Irão continua no seu programa de enriquecimento de urânio, "e continua também a sua guerra fantoche de há 4 décadas contra nós (EUA), Israel, e as monarquias árabes no mundo."

O perito militar acrescentou ainda que "Israel segue a doutrina Begin, o que significa que não aceitará que nenhum estado hostil tenha as armas mais destrutivas do mundo." Esta é uma clara alusão ao ataque da aviação israelita ao reactor nuclear iraquiano, em 1981, sob as ordens do então primeiro-ministro Menahem Begin. O reactor nuclear estava sendo construído pelo ditador Saddam Hussein, e foi destruído com o ataque da aviação israelita. 

"Temos visto isso no passado com os ataques das Forças de Defesa de Israel na Síria" - acrescentou McMaster, recordando que a Coréia do Norte estava ajudando a Síria a construir uma central nuclear, que Israel atacou em 2007. "Penso ser uma possibilidade Israel tomar uma acção. Estamos de volta ao clima de 2006, quando sabíamos que o Irão estava buscando conseguir esta capacidade nuclear, as tensões estavam elevadas e as FDI estavam prontas a agir naquela altura."

A eleição de Biden traz a Israel uma grande incerteza e instabilidade, uma vez que as suas políticas para o Médio Oriente sofrerão uma mudança nada favorável a Israel e ao actual processo de paz com as nações árabes. Na minha opinião, a considerar um ataque às facilidades nucleares iranianas, o momento seria agora, enquanto Netanyahu conta com o favor do amigo Donald Trump...

Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

avante Israel