segunda-feira, novembro 30, 2020

COMUNIDADES JUDAICAS EM ESTADO DE ALERTA PELO MUNDO FORA FACE ÀS AMEAÇAS DO IRÃO

 

A morte do cientista chefe do programa nuclear iraniano alegadamente perpetrada pelos israelitas - ainda que não tenha sido confirmada a autoria - tem levado os líderes do Irão às ameaças habituais contra Israel e os Estados Unidos. Tanto o líder supremo religioso ayatolá Ali Khamenei, como o presidente Hassan Rouhani têm vindo a prometer vingança pelo assassinato do cientista.

Muito embora as ameaças sejam feitas primariamente a Israel ou aos "sionistas" - tal como o estado judaico é identificado no Irão - as comunidades judaicas na Diáspora estão também a prestar a atenção devida aos desenvolvimentos consequentes da morte do cientista iraniano. 

O Irão tem sido acusado no passado por actos de terrorismo a comunidades e instalações judaicas espalhados pelo mundo, como foi o caso das explosões na embaixada israelita em Buenos Aires, em 1993, o ataque contra a associação cultural judaica em Buenos Aires em 1994, e as explosões em Burgas, Bulgária, no ano 2012. 

2 comentários:

Victor Nunes disse...

Tem que vigiar

Olga disse...

O mais grave são os atentados ao cidadão comum em escolas, igrejas, ônibus, restaurantes, em momentos em que as pessoas pensam que estão seguras... Quantos já morreram assim vítimas do terror! infelizmente, os dias são maus! O ser humano está cada dia mais irracional!
Que Deus tenha misericórdia!
Shalom!
Olga