quarta-feira, novembro 18, 2020

MINISTRO DO BAREIN JUNTA-SE A MIKE POMPEO EM VISITA A JERUSALÉM

 

Aplaudida por Netanyahu como "um importante marco" no caminho para a paz na região, a visita realizada esta tarde pelo ministro para os Negócios Estrangeiros - a primeira de sempre de um representante daquele país árabe ao estado de Israel - teve também a presença do secretário de estado norte-americano Mike Pompeo, nesta sua última digressão nessa qualidade pelo Médio Oriente.

O ministro do Barein Abdullatif bin Rashid al-Zayani apelou ao retomar das conversações de paz entre israelitas e palestinianos, salientando que a região só conhecerá a verdadeira paz com a criação de um estado palestiniano ao lado de Israel. O ministro acrescentou ainda esperar que esta emergente cooperação entre o Barein e Israel possa "marcar o caminho para uma alvorada de paz para todo o Médio Oriente."

Netanyahu e Pompeo por sua vez aplaudiram a recente normalização das relações com os Emirados Árabes Unidos e o Barein - conhecidos como "acordos de Abraão" - e o Sudão, sem no entanto se referirem aos palestinianos. 

Jerusalém e o Barein estão avançando a cooperação mútua "numa impressionante velocidade" - destacou Netanyahu - acrescentando: "Os israelitas estão voando para o Barein. As pessoas do Barein estão voando para Israel. O céu não é mais o limite."

Mike Pompeo chegou no início desta tarde a Israel, onde ficará até Sexta-Feira próxima. No seu discurso aplaudiu os acordos entre Israel e os 3 países árabes, esperando "que muitos mais se possam seguir." 

Prevê-se para breve, talvez ainda em Dezembro, a abertura da embaixada do Barein em Tel Aviv e de Israel na capital do Barein, Manama. 

Shalom, Israel!