quinta-feira, dezembro 10, 2020

ISRAEL COMEÇA VACINAÇÃO A 27 DE DEZEMBRO COM ATRIBUIÇÃO DE UM "PASSAPORTE VERDE"

Israel recebeu ontem o primeiro carregamento de vacinas da Pfizer, com a intenção de vacinar 60.000 pessoas por dia. Todos quantos forem inoculados receberão um "passaporte verde", com o qual poderão deslocar-se livremente por todo o país.

Conforme o anúncio feito ontem à noite pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, as vacinações terão início no próximo dia 27 de Dezembro, visando uma rápida descida do número de pessoas infeccionadas - ainda demasiado alto - e a retoma urgente da economia.

Ao receber presencialmente a no aeroporto de Tel Aviv o primeiro carregamento de vacinas, o primeiro-ministro anunciou ter-se oferecido para ser o primeiro cidadão israelita a receber a vacina.

"Eu acredito nesta vacina" - afirmou Netanyahu, acrescentando: "Espero que ela receba as devidas permissões nos próximos dias, e quero que os cidadãos de Israel sejam vacinados. Quero servir de exemplo para eles e tenciono ser o primeiro no estado de Israel a ser vacinado com esta vacina." Apesar destas declarações positivas, cerca de metade da população israelita não quer ser vacinada nesta primeira fase da vacinação.

Um novo carregamento com algumas centenas de milhares de vacinas deverá chegar ainda hoje, e esperam-se para a semana mais de um milhão de vacinas. Até ao final do mês, cerca de 4 milhões de doses já deverão ter chegado a Israel.

"Com a ajuda de Deus, veremos um fim para esta crise do vírus" - afirmou o ministro para a Saúde de Israel, numa altura em que se prevê uma terceira onda de pandemia no país. Quase 3 mil pessoas morreram da covid-19 em Israel. Devido ao crescimento da pandemia, estão previstas novas restrições à circulação e ao acesso ao comércio local, tanto mais que se aproximam as festividades do Hanuká, a festa da luzes. 

Shalom, Israel!

1 comentário:

Paulo Helmich disse...

Espero que dê tudo certo e que a ciência vença este round contra esse mal! Aqui no Brasil, do jeito que vão as coisas, seremos vacinados à partir de 30 de fevereiro!