segunda-feira, dezembro 28, 2020

ISRAEL JÁ É O PAÍS QUE MAIS VACINA A SUA POPULAÇÃO CONTRA A COVID-19

 

379.000 israelitas foram até agora vacinados contra a pandemia causada pela covid-19. Tendo em conta a proporção em relação à sua população, Israel já é o país que mais pessoas da sua população está a vacinar.

O primeiro-ministro anunciou no passado Sábado um plano ambicioso para vacinar 150.000 pessoas por dia. "Isto é fantástico, e tal magnitude constitui um recorde mundial. Não há nada como isto no mundo." Se tudo correr conforme o desejo de Netanyahu, 2,25 milhões de cidadãos israelitas terão já sido vacinados daqui a 30 dias, num total de 4,5 milhões de vacinas, uma vez que cada cidadão receberá as 2 doses da vacina.

Neste momento as vacinas estão sendo administradas a "pessoas de risco", ou seja: pessoal médico e cidadãos acima dos 60 anos de idade. 

Segundo as previsões de Netanyahu, e com a vacinação ao ritmo desejado, Israel "poderá emergir do coronavírus, abrir a economia e fazer coisas que nenhum outro país conseguirá fazer em 30 dias." Segundo o Director-Geral para a Saúde, a maior parte da população israelita estará já vacinada em Março. 

O país entrou entretanto desde ontem à noite no seu terceiro lockdown, com duras medidas que incluem a restrição de se afastar de casa mais do que um quilómetro, a proibição de visitar outras casas, e o fecho de muitos comércios e espaços de entretenimento. Os transportes públicos funcionarão a 50% e ajuntamentos terão o máximo de 20 pessoas quando no exterior e 10 em espaços interiores. 

Israel teve até agora 403.986 casos de infecção pela covid-19, com 35.867 casos activos e 3.240 óbitos.

Shalom, Israel!


Sem comentários: