sexta-feira, dezembro 04, 2020

ISRAEL RECEBE O SEU PRIMEIRO NAVIO DE GUERRA DE ÚLTIMA GERAÇÃO

 

Chegou na passada Quarta-Feira ao porto de Haifa o primeiro navio de guerra de última geração, ou seja, a mais avançada corveta feita na Alemanha, da série Saar-6, e denominada "Escudo."

Israel receberá no ano que vem mais 3 destas corvetas, levando a que Israel disponha de 15 destes navios de guerra portadores de mísseis que, apesar de pequenos, conseguem levar a cabo missões longínquas, como no Mar Vermelho e no Golfo Pérsico.

Estas aquisições têm especial relevância numa altura de elevadas tensões com o Irão. Estes navios farão a protecção aos campos de gás natural israelitas no Mar Mediterrâneo, especialmente os que estão junto à fronteira com o Líbano. Com a ameaça iraniana de retaliação pelo assassinato do chefe do seu programa nuclear, atribuído a Israel, ainda que sem provas confiáveis, o clima de tensão entre Israel e o Líbano aumentou, uma vez que o grupo terrorista islâmico Hezbollah financiado pelo Irão domina todo o Sul do Líbano que faz fronteira com o estado judaico. Não é a primeira vez que o Hezbollah ameaça atacar os campos de gás natural israelitas, mas com a ameaça iraniana a pairar todos os cuidados são poucos. 

Estas corvetas têm sistemas sofisticados de defesa contra o ataque de mísseis de cruzeiro de fabrico soviético e de mísseis de fabrico iraniano que Israel acredita fazem parte do arsenal do Hezbollah.

Shalom, Israel!