segunda-feira, setembro 13, 2021

ENCONTRO HISTÓRICO NO SINAI ENTRE O PRESIDENTE EGÍPCIO E O PRIMEIRO-MINISTRO ISRAELITA

Foi a primeira vez desde há dez anos que um primeiro-ministro de Israel visita o vizinho Egipto. O primeiro-ministro israelita Naftali Bennett encontrou-se hoje com o presidente egípcio Abdel Fattah-al-Sisi na estância balnear egípcia de Sharm al-Sheikh, na península do Sinai. 

Segundo Bennett, foi "um encontro bom e muito importante." O primeiro-ministro israelita afirmou ainda o seguinte: "Israel está-se a abrir a países na região. A paz entre Israel e o Egipto é a base para este reconhecimento de longa duração. Portanto, ambas as partes devem investir no fortalecimento desta relação e foi isso que hoje fizemos."

Bennet informou que a parte mais importante da reunião foi a criação de uma infraestrutura para manter e fazer avançar um bom relacionamento. Os dois líderes abordaram também "uma variedade de assuntos relacionados com as esferas política, económica e da segurança." 

Este encontro histórico deu-se a meio de crescentes tensões com Gaza e na Judeia e Samaria. 

Segundo o gabinete presidencial de Sisi, os dois líderes abordaram ainda as formas de reativar o processo de paz entre Israel e os palestinianos, o qual se encontra congelado desde 2014. 

Este encontro terá também servido para aumentar as comunicações terrestres entre os dois países, com a passagem de Taba usada pelos turistas israelitas para entrar no Egipto a reabrir na próxima Segunda-Feira após um longo período de fechamento devido à pandemia da covid-19. A partir de Outubro próximo, a companhia aérea egípcia Egyptair irá começar vários voos semanais entre o Cairo e Tel Aviv.

O Egipto foi o primeiro país árabe a assinar um acordo de paz com Israel, em 1979, mas as relações mantiveram-se frias, restritas à cooperação em questões de segurança e alguma ligações económicas limitadas. A intermediação do Egipto para o cessar fogo entre Israel e Gaza permitiu que o país pudesse reafirmar o seu papel diplomático na região a meio dos acordos de paz assinados entre Israel e outros 4 estados árabes. 

A anterior visita de um líder israelita ao Egipto deu-se em Janeiro de 2011, quando o então primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu se encontrou com o ex-presidente Hosni Mubarak, também na estância de Sharm el -Sheikh, logo antes da revolução popular que levou à deposição de Mubarak. 

Shalom, Israel!