segunda-feira, setembro 20, 2021

O MESSIAS JESUS NA FESTA DOS TABERNÁCULOS

Inicia-se esta noite a última das festas bíblicas de Israel, a Festa das Cabanas, ou dos Tabernáculos (no hebraico: sucote). Durante 7 dias muitos judeus constroem dentro das suas casas ou nos terraços uma espécie de cabana sob a qual pernoitam e se alimentam, em memória do tempo que o povo de Israel passou no deserto, habitando em tendas durante 40 anos  - Levítico 23.42 - 43. São dias de lembrança e de gratidão ao Senhor pela Sua protecção e provisão durante queles dias. Nos tempos bíblicos, todos os judeus subiam a Jerusalém para celebrar esta grande festa, repleta de alegria e de comida - Levítico 23.40. Como bom judeu cumpridor da Lei e das tradições bíblicas, o Messias Jesus também subia regularmente à Cidade santa para celebrar esta e outras festas do calendário judaico: a Páscoa e o Pentecoste. 

Uma das tradições desta semana é permanecer o mais tempo possível dentro da tenda (ou cabana). Os judeus trazem diante do Senhor um molho com ramos de palmeiras, murtas e salgueiros, e ainda citrinos semelhantes ao limão (lulav). Este fruto da família dos citrinos (limão) tem de ser perfeita, sem manchas nem rachaduras. 


JESUS NASCEU DURANTE A FESTA DOS TABERNÁCULOS?

Muitos estudiosos calculam que o Messias Jesus terá nascido em carne da virgem Maria durante esta festa, uma vez que o texto de João 1.14 refere que "Ele Se fez carne e tabernaculizou entre nós." A palavra hebraica usada no texto é a mesma referida para "habitação", ou seja: Deus fez-Se carne e habitou (fez o Seu tabernáculo) entre nós. Muitos crêm também que será durante este período também que Ele Se manifestará na Sua segunda vinda. Visto que todos os eventos relativos ao programa da redenção divina através do Filho de Deus, Jesus, o Messias de Israel, se realizaram exactamente durante a celebração das festas do Senhor - ou seja: no calendário do Senhor - não tenho qualquer dificuldade em aceitar essa pressuposição, uma vez que "tudo Deus faz perfeito no Seu tempo."

JESUS MANIFESTA-SE NA FESTA DOS TABERNÁCULOS

O 7º dia da celebração do Sucote é o maior de todos, e é conhecido como "Hoshana Raba" (Grande Salvação). Era nesse dia, nos dias do Templo, que uma impressionante cerimónia de libação com água tinha lugar. Numa espécie de acto profético de intercessão, os sacerdotes tiravam água do tanque de Siloé, derramando-a depois cuidadosamente, ao mesmo tempo que oravam para que Deus trouxesse chuva durante o próximo ano agrícola, dessa forma abençoando o povo e a Terra de Israel. Ora foi exactamente nesse "último dia, o grande dia da festa", que o Messias Jesus Se manifesta mais uma vez ao Seu povo, oferecendo-Se como a verdadeira água viva que dessedenta a sede espiritual: "Jesus pôs-Se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a Mim, e beba. Quem crê em Mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre." - João 7.37-38. O verso seguinte esclarece que Jesus estava a referir-Se ao Espírito Santo "que haviam de receber os que n'Ele cressem."

UM SINAL DO REINO MILENAR DE CRISTO

A Festa dos Tabernáculos aponta também para o futuro Reino Milenar do Messias Jesus, quando ocorrerá o ajuntamento final do Seu povo na Terra de Israel durante o governo de Cristo em Jerusalém - Isaías 27.12-13; Jeremias 23.7-8. Segundo as Escrituras, e nessa altura que as nações virão perante o Senhor durante a Festa dos Tabernáculos para adorá-l'O em Jerusalém - Zacarias 14.16.

Este será então um tempo do maior ajuntamento de sempre do povo de Deus ligado à vinda do Senhor, que habitará então no meio do Seu povo numa glória indescritível e eterna!

Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.

Apocalipse 22:7