quarta-feira, setembro 08, 2021

TERRORISTAS PALESTINIANOS CONTINUAM FORAGIDOS. FORÇAS DE DEFESA DE ISRAEL AJUDAM NA CAÇA AOS BANDIDOS

As forças de segurança detiveram 6 familiares dos perigosos terroristas que anteontem escaparam de uma prisão israelita de alta segurança, e que ainda continuam a monte. As autoridades andam a passar a pente fino as cidades árabes do Norte de Israel. Dois batalhões, seis companhias, duas equipas de reconhecimento e vários esquadrões de forças especiais e supervisão aérea colocaram-se ao serviço no terreno, num esforço para apanhar vivos ou mortos estes perigosos meliantes que podem estar a preparar algum atentado contra cidadãos israelitas. 

Foram entretanto detidos 6 familiares dos terroristas, incluindo 2 irmãos de Mahmud Ardah, considerado o cérebro da operação de fuga. 


As autoridades suspeitam que os terroristas se separaram depois da fuga, após terem percorrido 3 quilómetros a partir do buraco de saída que os conduziu ao exterior da prisão.

Catorze funcionários da prisão foram entretanto interrogados pela polícia, a meio das suspeitas de que os terroristas teriam conseguido ajuda da parte dos guardas prisionais. Por causa desta situação, todo o sistema prisional em Israel está sendo discutido amplamente por todo o país. Tanto os carcereiros como a polícia da prisão estão a ser severamente punidos por lapsos por eles cometidos e que facilitaram a fuga, para além do desmazelo em levar a sério a questão nas horas que se seguiram à fuga. Segundo se crê, os criminosos terão conseguido escapar pelo sistema de esgotos da prisão, não necessitando por isso de escavar nenhum túnel. 

As facções palestinianas têm entretanto estado a apelar às populações das cidades árabes próximas do local da prisão de Gilboa para que resistam às forças israelitas presentes nas prisões, para além de estarem a organizar manifestações em Nablus, Hebron, e Belém. 

Shalom, Israel!