sexta-feira, julho 22, 2022

DESCOBERTO EM JERUSALÉM TANQUE DE BANHOS RITUAIS DO 1º SÉCULO

Um trabalho de escavação próximo ao Monte do Templo pelo Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém trouxe à luz do dia um "mikvé" - tanque para rituais de purificação - datado da época do Templo de Herodes e que foi citado nos escritos do famoso historiador judeu Flávio Josefo. Este tanque foi descoberto na parte da Cidade então denominada "Cidade Alta."

Ora, essa "Cidade Alta" citada por Josefo estava directamente relacionada com o período ao qual Jesus Se referiu quando da destruição completa da Cidade de Jerusalém. Essa parte da Cidade construída pelo rei Herodes era habitada pela elite judaica. Este "mikvé" foi achado dentro de uma "villa" privada e foi escavado na própria pedra, tendo um tecto decorado ao estilo herodiano. 

Perto da "villa" foi uma cisterna de água e que se julga ter sido utilizada até ao tempo da destruição do segundo Templo, tendo-se ali encontrado os restos de cerca de 40 peças para cozinhar, algumas ainda intactas. Pensa-se que este "mikvé" pode ter sido usado pela família dos sacerdotes.


CENTENAS DE TANQUES PARA BANHOS RITUAIS EM JERUSALÉM

Centenas de "mikvés" existiam na antiga Jerusalém nos dias de Jesus, não apenas para a população local, mas também para servir os peregrinos que se encaminhavam para o Templo, muitos dos quais paravam para mergulharem nos tanques durante a subida da "via dos peregrinos", a qual tinha uma extensão de cerca de um quilómetro, desde o tanque de Siloé até ao Monte do Templo. 

Ainda hoje os judeus religiosos fazem o banho ritual de purificação antes de ascenderem ao Monte do Templo e as mulheres observadoras da lei de Moisés mergulham todos os meses nestes banhos após o período da menstruação. Os judeus hassídicos têm por costume banhar-se antes do Shabat e dos feriados religiosos. 

Têm sido encontrados inúmeros tanques para os rituais de purificação por todo o território de Israel, inclusivamente na Jordânia actual, onde os arqueólogos descobriram um monumental tanque de banhos rituais no palácio de Herodes em Machaerus. 

DIA DO PENTECOSTE

Várias pessoas têm-me perguntado como foi possível no dia de Pentecoste, após a pregação de Pedro e a conversão de 3 mil pessoas, baptizar toda aquela gente num só dia e numa Cidade onde não passa qualquer rio... A resposta é óbvia: não faltavam tanques para os rituais de purificação! Só em Jerusalém já foram escavadas dezenas deles, pelo que não seria de todo impossível realizar os baptismos de todos aqueles novos crentes num só dia...

Shalom, Israel!

Sem comentários: