quinta-feira, julho 07, 2022

DESCOBERTO RARO MANUSCRITO DO SÉCULO 18 RELATANDO AS BRUTALIDADES DA INQUISIÇÃO CATÓLICA PORTUGUESA

Foi encontrado na Biblioteca Nacional de Israel um raro documento do século 18 detalhando as  actividades da Inquisição Católica Portuguesa, a sinistra organização que punia as pessoas que seguissem tradições judaicas ou que cometessem outras "transgressões" segundo os critérios da "santa" igreja católica romana...

O documento foi agora disponibilizado online.

Os Arquivos Centrais da História do Povo Judeu publicou ontem este documento de 60 páginas escrito em português e que reconta em particular as audições públicas e as execuções que tiveram lugar entre 1540 e 1669, os tristemente famosos "autos de fé" ocorridos principalmente em Lisboa. O documento foi descoberto no meio dos arquivos da biblioteca. 

As vítimas descritas no documento são na sua maior parte cristãos recentemente "convertidos" mas acusados de manterem tradições judaicas. Estão também incluídos "cristãos velhos" acusados de cometerem actos de "sodomia, bigamia, posse de livros proibidos e sacrilégio."

A Inquisição Católica iniciou-se oficialmente em Portugal no ano 1536 como resposta ao surgimento de judeus convertidos à força e que entravam no país oriundos da vizinha Espanha onde sofriam grandes atrocidades. As audições e execuções ocorreram durante mais de dois séculos e eram consideradas actos de penitência para os acusados. Os tenebrosos espectáculos públicos atraíam enormes multidões que vinham ver a execução das brutais execuções e que incluíam queimar vivos os assim chamados "pecadores" às mãos das autoridades. 

O director dos arquivos, Dr. Yochai Ben-Gedhalia, confirmou que estes achados raros "lançam luz sobre as realidades de um complexo capítulo da História judaica" e a natureza rigorosa da imposição das regras pela Igreja Católica. 

"Esperamos que este documento agora descoberto ajude os peritos a melhor investigarem este fascinante e difícil período da História" - acrescentou o director. 

O manuscrito revela detalhes específicos dos autos de fé, incluindo a contagem de vítimas, datas, localidades e até os nomes dos sacerdotes que falavam durante os espectáculos públicos. 

Os macabros rituais foram oficialmente extintos em 1821. 

O título do manuscrito agora descoberto reza assim: "Memoria de todos os Autos da fé que setem feito em Lisboa" - 1700 - 1799. Na lombada do volume estão registadas as seguintes palavras: "Estes Autos de Fé Hypocrita/Sem Caridade praticados:/He obra do alto clero/só para fazer desgraçados." No início do livro, um dos seus posteriores proprietários, escreveu à mão: "Apontamentos do Senistro Tribunal da Inquisição, desde o Anno de 1540 a 1669."

Shalom, Israel!

Sem comentários: