quarta-feira, julho 13, 2022

JOE BIDEN EM ISRAEL

Iniciou-se o périplo do presidente norte-americano por terras do Médio Oriente.

O primeiro país que Joe Biden é Israel, onde chegou hoje, na sua primeira visita oficial como presidente dos EUA, declarando que a sua visita era como um regresso a casa. De facto, tanto ele como os líderes israelitas fizeram um esforço para tornar esta visita um marco nas relações entre os dois países.

"É uma honra estar mais uma vez entre amigos e visitar o estado independente judaico de Israel" - assim iniciou Biden o seu discurso de chegada no aeroporto de Ben Gurion. E acrescentou: "A conexão entre o povo norte-americano e o povo israelita é profunda. Essa conexão cresce geração após geração. Nós investimos uns nos outros, nós sonhamos juntos."

Biden vai passar 48 horas em Israel, tendo já visitado o memorial do Yad Vashem. Para além de encontros bilaterais com autoridades israelitas, o presidente norte-americano irá também reunir-se em Belém com o presidente da Autoridade Palestiniana Mahmoud Abbas. Depois da visita a Israel, Joe Biden irá voar até à Arábia Saudita para participar numa cimeira com líderes árabes. Há expectativas de que esta visita de Biden a Israel e à Arábia Saudita possa contribuir para um aproximar das relações entre os dois países.

Shalom, Israel!

Sem comentários: