sexta-feira, julho 15, 2022

INÉDITO! ARÁBIA SAUDITA ABRE O SEU ESPAÇO AÉREO ÀS COMPANHIAS ISRAELITAS

O Médio Oriente poderá estar num ponto de viragem nunca imaginado ainda há poucos anos. Os "Acordos de Abraão" iniciados pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump abriram a porta a novos relacionamentos entre o estado judaico e vários países árabes, com benefícios para ambas as partes. Neste momento, e com a visita a iniciar hoje à Arábia Saudita pelo presidente Joe Biden, o estado saudita mostrou um gesto de boa vontade, um sinal de pequena abertura face aos outros países, com a abertura do seu espaço aéreo a todas as companhias aéreas, incluindo as israelitas.

A partir desta Sexta-Feira os aviões israelitas podem já penetrar e atravessar o espaço aéreo saudita, o que significará uma poupança de milhões de dólares em combustível, uma vez que as rotas aéreas para muitos destinos se tornarão mais curtas. Neste momento, e a partir de ontem, as companhias aéreas israelitas já podem trazer peregrinos muçulmanos directamente de Israel para Meca. 

A grande expectativa agora é a de que Joe Biden venha a anunciar desde a Arábia Saudita a normalização das relações políticas e económicas entre o reino saudita e o estado de Israel.

Esperemos para ver...

Sem comentários: