terça-feira, julho 05, 2022

O IRÃO ESTÁ A CONCENTRAR NAVIOS DE GUERRA NO MAR VERMELHO

O ministro da Defesa de Israel, Benny Gantz revelou hoje publicamente imagens de satélite que segundo ele comprovam "a mais significativa" actividade militar marítima iraniana de uma década no Mar Vermelho. 

"O Irão está a expandir as suas actividades na arena marítima. Durante o ano passado o Irão sequestrou navios tanque internacionais e atacou navios. Hoje, podemos confirmar que o Irão está a posicionar-se metodicamente no Mar Vermelho, com navios de guerra a patrulhar a região do sul" - afirmou Gantz numa conferência realizada na Grécia. 

"Podeis ver os navios nas imagens de satélite atrás de mim" - afirmou, apontando para um slide revelando 4 vasos de guerra iranianos. E acrescentou: "Nestes últimos meses, temos identificado a mais significativa presença militar iraniana na região destes últimos anos. Isso é uma ameaça directa ao comércio internacional, ao fornecimento energético e à economia global."

"É também uma ameaça directa à paz e estabilidade na arena marítima, que pode afectar o Mediterrâneo e mais além."

Gantz aproveitou ainda esta conferência para alertar sobre os recentes testes iranianos de um lançador de satélites que poderá ser usado para carregar ogivas nucleares: "Este teste demonstra que o regime do Irão tem as capacidades de desenvolver mísseis balísticos intercontinentais que podem atingir até o centro da Europa."

Gantz assinalou ainda a aliança de defesa entre o seu país, a Grécia e Chipre, afirmando que "está mais forte do que nunca, incluindo entre outras coisas a cooperação industrial, exercícios conjuntos e diálogo permanente."

Shalom, Israel!

Sem comentários: