quarta-feira, novembro 29, 2023

HAMAS QUER PROLONGAR A TRÉGUA POR MAIS 4 DIAS. OS EUA APROVAM. ISRAEL ESTUDA TODAS AS HIPÓTESES


Hoje é o último dia do prolongamento das tréguas acordadas entre Israel e o Hamas. O grupo terrorista já se pronunciou a favor de mais um prolongamento de 4 dias. Israel admite analisar "todas as propostas sérias", lembrando no entanto que ainda existem 161 reféns retidos em Gaza.

Desses 161 reféns, 146 são israelitas, e 15 são cidadãos de outros países. Ainda há 35 mulheres retidas, para além de 126 homens. Ainda há 4 crianças sequestradas e 4 jovens com 18 e 19 anos. Dez dos reféns têm mais de 75 anos. Já incluindo os reféns que ontem foram libertados pelo Hamas, o grupo terrorista até agora apenas libertou 86 pessoas, sendo 66 israelitas e 20 estrangeiros. Segundo informações de Jerusalém, dois dos reféns foram "assassinados em cativeiro."

O secretário de estado norte-americano Anthony Blinken, que nas próximas horas deverá chegar a Israel para a sua terceira visita desde o início do conflito, declarou hoje numa conferência de imprensa em Bruxelas que os EUA estão a favor do prolongamento do cessar fogo: "Claramente, é algo que queremos. Eu acredito que é algo que Israel também quer."

As próximas horas são assim cruciais. Se Israel aceitar o prolongamento do cessar fogo temporário, isso poderá ter lugar para os próximos 4 dias. Israel já antes informou que só permitirá um período máximo de 10 dias para as tréguas. As IDF estão preparadas para retomar os combates contra o Hamas, mas a pressão internacional é enorme, pelo que Israel terá de tomar uma decisão muito difícil, que possa atenuar a pressão internacional, a mesmo tempo que acalmar a ira do povo israelita que exige a libertação de todos os reféns e a punição dos terroristas, para que não possam tão cedo atrever-se a atacar as populações civis de Israel...

Shalom, Israel!


1 comentário:

Victor Nunes disse...

Eles querem ganhar tempo